segunda-feira, 11 de junho de 2012

Igreja Católica substitui carnê por cartão de crédito no recolhimento de dízimo dos fiéis

Igreja Católica substitui carnê por cartão de crédito no recolhimento de dízimo dos fiéis
O uso da tecnologia, inclusive nos meios de pagamento, está cada dia mais presente nos vários setores da sociedade. O uso de cartões de crédito é cada dia mais comum, inclusive nas igrejas.
Seguindo essa tendência, a Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Universitário, em Goiânia, implantou recentemente o recolhimento de dízimos dos devotos por meio de cartões de crédito. Segundo o pároco frei Carlos Antônio da Silva, a medida foi adotada após pesquisa que apontou que os membros da comunidade são a favor desse meio de pagamento.
“Os paroquianos têm pedido esse benefício desde o ano passado. Nós fizemos uma pesquisa de satisfação, com 25 questões sobre o atendimento da paróquia em geral, e observamos que principalmente as pessoas com mais de 50 anos preferiam realizar a devolução por meio de cartão, para facilitar”, justificou o pároco.
O novo sistema vem em substituição ao pagamento via carnê, método usado antes da implementação do cartão de crédito na igreja. Agora os fiéis podem escolher entre 5 diferentes bandeiras de cartão para contribuir com a paróquia.
O frei explicou que esse desejo surgiu depois do início de um projeto de inclusão digital na igreja. “Nós oferecemos um curso de informática para os devotos e, principalmente os de mais idade, despertaram também para esse benefício, pois quase tudo hoje em dia é informatizado. Hoje, ninguém mais sai com dinheiro na rua, até para ir à padaria se usa cartão. Sem contar que os mais idosos, infelizmente, são mais vulneráveis a assaltos. É uma forma mais prática”, explica, ressaltando também os benefícios para a segurança dos paroquianos com o uso do cartão.
De acordo com o G1, essa não é a primeira vez que o frei Carlos implanta o serviço em uma paróquia. Ele também implantou o meio de pagamento em 2008, quando dirigia a Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Brasília. “Lá o sistema foi bem aceito, até porque foram os próprios paroquianos que pediram também”, relata.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.