quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quanto um cantor evangélico deve cobrar para cantar?


Alguns dizem que os cantores não deveriam cobrar pelo dom que receberam de graça e que se fossem cobrar deveriam cobrar o valor para o seu sustendo e não para ficarem ricos. Outros vão além e dizem que Jesus fez a obra e nunca cobrou nada e que os cantores deveriam fazer o mesmo, o que sugere que eles vivam da obra - das ofertas dos irmãos.

É um assunto polêmico. Eu acho que, como muita coisa na vida, existem os dois lados .

 Vamos avaliar os dois pontos de vista.

O dom foi recebido de graça - SIM, mas todos precisam sobreviver e sustentar suas famílias certo? Nesse ponto é preciso entender que realmente os cantores precisam receber dinheiro para se sustentar.

Outro ponto a favor do pagamento é que para produzir um disco de alta qualidade que você ouve em casa é preciso lembrar que os cantores pagam por música, por arranjo, por maestro, para tirar fotos para contratar a banda e tudo mais. E ai gastam outros milhares de reais.

E mais um ponto em favor dos cantores é que o chamado para a obra é deles e não da família que precisa viver, comer, comprar e pagar as contas.

Vamos ao outro lado agora:

Se eles precisam sobreviver então entendemos que eles não precisam enriquecer e ficar milionários com o dinheiro suado de irmãos e irmãs simples que constituem as igrejas.

Os cantores fazem apresentações quase que diariamente, mas se fosse só nos finais de semana e com um média de 5 mil reais, só em 4 finais de semana eles ganhariam 20 mil reais por mês - valor que poucas pessoas ganham não é mesmo??

Agora imagina se o valor for superior a 5 mil?? Sem contar que nas apresentações eles levam CDs e DVDs que também são vendidos engordando ainda mais o cofrinhos dos artistas gopel.

Outro ponto que precisa ser entendido é que os valores cobrados para shows e apresentações em festas de aniversário de cidade e feiras agropecuárias são altos e tem que ser mesmo porque eles estão se promovendo em cima dos cantores e como todos do meio secular fazem os evangélicos também podem!

O assunto esquenta em relação as igrejas. Para se ter Cassiane, Elaine de Jesus, Damares, Lauriete, Vanilda Bordieri, Eliane Silva, Rose Nascimento, Shirley Carvalhaes e outros nomes é preciso desembolsar um bom valor - estima-se de 5 a 10 mil reais. O valor é alto? Eu acho que sim, por que igrejas pequenas de cidades distantes nunca poderão contar com a presença desses cantores (levitas).

Outro detalhe importante sobre o chamado dos cantores é que raramente vemos alguém dizer que um cantor famoso foi na igreja pequena de tal cidade enviado por Deus sem cobrar nada. Todos os contratos são feitos com assessoria, será que se ligássemos para algum cantor dizendo que não temos dinheiro e que Deus pede a presença dele ele viria nos atender de graça??

O assunto divide opiniões. Eu concordo em partes e descordo em outras. Acredito que eles devem comer o melhor desta terra como diz a bíblia, mas deveriam rever conceitos de nível de valores e envergadura para a ordem de Deus.

E para não ficar só nas minhas palavras (termo bastante usado nas igrejas) quero deixar uma canção que deveria ser o guia de muitos 'artistas':

Agora é a vez do leitor do Panorama Cristão dar a sua opinião. Deixe o seu comentário

Fonte Olhar Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.