sábado, 30 de junho de 2012

Líder cristão incentiva o dialogo sobre abuso sexual


Tendo em vista casos de abuso sexual fora e dentro do meio religioso, muitos se preocupam com o como proteger os filhos de sofrer abuso sexual e se já sofreram qual o meio de descobrir e tratar do tema.
Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em maio, o abuso sexual é o segundo tipo de violência mais praticada contra crianças de até nove anos no Brasil, ficando atrás apenas de negligência e abandono.
No meio religioso, casos têm sido constatado e investigado em vários estados do país nos últimos meses. Somente no mês de junho, foram divulgados pela mídia casos envolvendo religiosos tanto da igreja evangélica quanto católica acusados de abuso sexual de menores, no interior de São Paulo, em Rondônia e no Pará.
Eduardo Rocha, Presidente da Associação de Amigos da Missão Infantil, evangélico que já sofreu abuso sexual quando criança, falou em entrevista ao The ChristianPost sobre o papel da igreja quanto ao tema bem como ofereceu conselhos aos que já sofreram de abuso sexual.
Segundo Eduardo, alguns dos meios para evitar que a criança sofra abuso sexual é tomando ações preventivas e também fazendo oração. Ele acredita que os líderes religiosos têm um papel fundamental nisso e devem promover debates, conversar com os pais e as crianças, conhecer do assunto e ensinar às pessoas.
Eduardo não acredita que os casos de pedofilia dentro da igreja estejam acontecendo com frequência, e que são casos isolados e não apresentam risco no contato das crianças com líderes religiosos. Para ele, as orientações para se evitar o incidente devem ser as mesmas independente do lugar.
Quanto ao papel da igreja na abordagem do tema, ele diz que ela deveria dar uma ênfase maior ao tema sexo e abuso sexual.
“Devemos falar sobre estes assuntos com franqueza e autoridade, compreendendo que para Deus e em sua Palavra existe esta importância para o tema”, disse ele ao The Christian Post.
Eduardo sofreu de abuso sexual aos 5 anos de idade, sofrendo logo aos 11 o abandono por seu pai. Em uma história de sofrimento, tendo passado também pelo homossexualismo, ele conheceu sobre o perdão depois de se converter ao Evangelho mostrando vitórias de superação.
Em seguida, através do testemunho de Eduardo campanhas contra a pedofilia foram lançadas em âmbito nacional e local, provocando grande impacto na abordagem e resolução de casos no país. Muitos, pela motivação vinda de seu testemunho puderam denunciar o caso e buscar ajuda.
Eduardo aconselha que as pessoas que sofreram de abuso sexual falem com alguém de confiança, que tenha “maturidade e propriedade para ouvir e tratar do assunto”. Ele afirma que isso é fundamental para a restauração e cura destes traumas e aponta o versículo de Tiago da Bíblia, sobre “confessar nossas dores uns aos outros para sermos curados”.
Ele também motiva que as vítimas pratiquem o perdão de quem as agrediu como parte fundamental na superação do trauma, estressando, contudo, que o culpado receba o devido tratamento de punição e disciplina.
“Perdoar a pessoa que o agrediu (o que NÃO significa deixar a pessoa impune para que ela seja disciplinada pelo que fez) também é parte fundamental na superação deste trauma.”
Fonte: Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.