quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mais um monumento ídolo é levantado com dinheiro público...


Uma das formas na qual muitos países tem usado para ganhar dinheiro, é investir alto no turismo. E para isso tem virado moda construir grandes monumentos atraindo assim a atenção de visitantes do mundo inteiro. Depois da Torre Eiffel dos franceses, o Cristo Redentor dos brasileiros e a Estátua da Liberdade para os americanos, chegou a vez da Mongólia.


A grande estátua de Genghis Khan (foto) é um monumento de 40 metros de altura que mostra Gengis Khan a cavalo, na margem do rio Tuul em Tsonjin Boldog (54 km ao leste da Ulan Bator, capital da Mongólia), onde segundo a lenda, ele encontrou um chicote dourado. A estátua foi feita com impressionantes 250 toneladas de aço inoxidável e simbolicamente aponta para o sul em relação à China.




A imponente estátua, que foi erguida em cima de um complexo, um centro para turistas, de 10 metros de altura, com 36 colunas representando os 36 khans de Genghis Khan, foi projetada pelo escultor D. Erdembileg e o arquiteto J. Enkhjargal em 2008 com um custo de 4,1 milhões de dólares.

A área principal da estátua será cercada por 200 campos de tendas, dispostas em forma de um selo de cavalo que foi usado pelas tribos mongóis do século XIII



Conheça a sua história

Gengis KhanGengis Cã ou Gengis Cão, grafado também como Genghis Khan (em mongol Чингис Хаан, transl. Tchinghis Khaan, 1162 — 18 de agosto de 1227) foi um conquistador e imperador mongol, nascido com o nome de Temudjin nas proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal.
Gengis Khan nasceu cercado de lendas xamânicas sobre a vinda de um lobo cinzento que devoraria toda a Terra. Ainda jovem, enfrentou a rejeição de sua família por seu próprio clã, mas voltaria para conquistar sua liderança, vencer seus rivais de clãs distintos e unificar os povos mongóis sob seu comando. Estrategista brilhante, com hábeis arqueiros montados à sua disposição, venceu a grande muralha da China, conquistou aquele paíse estendeu o seu império em direção ao oeste e ao sul. Gengis morreria antes de ver seu império alcançar sua extensão máxima, mas todos os líderes mongóis posteriores associariam sua própria glória às conquistas de Gengis Khan, que foi um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história da humanidade. Segundo a revista Mundo Estranho, ele foi imperador que mais territorios conquistou na historia, dominando quase 20 milhões de km² (o equivalente a 2,3 vezes do território Brasileiro)

Assim como tantos outros países com seus postes-ídolos,  esta estátua de Genghis Khan se tornou um símbolo de orgulho de toda a Mongólia, que espera agora que este complexo ajude alavancar a indústria do turismo no país.
























Fonte: Metamorfose Digital via Rocha Ferida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.