terça-feira, 26 de junho de 2012

MÚSICA COM DECLAMAÇÃO OU MINISTRAÇÃO:COPIAR OU MINISTRAR ESPOTÂNEAMENTE?


Não é novidade pra ninguém que alguns louvores, principalmente pentecostais e de adoração, tem trechos declamados (falados) nas canções - o que na minha opinião deixa o hino ainda mais bonito. 

Ainda me lembro a primeira vez que ouvi 'Tremendo e Santo' da Cassiane, achei incrível a parte declamada. Ainda nesse sentido tivemos 'Abraço do noivo' também da Cassiane e também escrita por Rogério Jr, além disso destacamos 'Eu vou subir, Sete Trombetas, A volta do Rei e outros da Lauriete. Vanilda Bordieri encantou com a parte declamada de 'Quase Meia-noite' e muitos outros louvores pentecostais.

No campo da 'adoração' não dá pra esquecer das declamações de Eyshila nos louvores como 'Terremoto', 'Eu quero ser Santo'. Davi Sacer e as declamações de 'Restitui' e 'Deus de Promessas'.

Mas uma coisa que eu sempre questionei sobre o uso dessas declamações é a cópia fiel do que o cantor diz no momento da gravação. Claro que existem alguns declamações que são parte integrante do louvor como nos casos de Tremendo e Santo, Abraço de Noivo, Quase Meia noite e muitos outros - são trecos escritos pelos compositores para dar um UP na canção.

Porém existem algumas declamações que são espontâneas, mas que ao serem cantadas nas igrejas são totalmente copiadas. Eu amo ouvir 'Dias de Elias' que pra mim é um dos, senão o mais pentecostal dos louvores. Mas não aguento mais ouvir 'levante a suas mãos e diga que não há Deus como Jeová' e depois ainda tem 'Não há Deus como Jeová, não existe outro Deus além do nosso não! Ele é único e em suas mãos está todo poder, está todo poder. Não há Deus como Jeová e ele vem Sim, eh!



Ou então na parte quase final de 'Eu quero ser Santo' a solista diz: Santifica-nos, purifica-nos Senhor...' Nós queremos ser santos em toda nossa maneira de ser, em toda nossa maneira de existir...'




É nesse ponto que acho desnecessário usar a declamação, por que pra mim, seria muito mais bonito que a solista dissesse aquilo que está sentindo e não ler algo pronto ou falar decorado. Pra mim a unção deve ser inédita e espontânea. Tanto é que nem nos DVDs dos próprios cantores eles não repetem aquilo que disseram na gravação do CD.




Esse é um questionamento que sempre tive acerca das declamações. Eu acho que fazem um grande diferencial ter. Mas prefiro que a unção seja espontânea, uma vez que sendo assim todos sentem a diferença.




E vocês, caros leitores, o que acham?

FONTE OLHAR PENTECOSTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.