terça-feira, 1 de maio de 2012

Regravações: Desafio de deixar o velho com cara nova


Nos últimos anos a música gospel vem tomando proporções nunca antes imaginadas - sucesso e repercussão nacional. Como consequência disso os cantores estão se vendo obrigados a produzirem bons CDs que agradem o público. Pensando exatamente nisso uma nova 'moda' vem tomando conta da era gospel, os cantores estão incluindo em cada trabalho inédito pelo menos uma regravação. 

Algumas regravações são intencionais como no CD e DVD comemorativo aos 100 anos da Assembleia de Deus em 2011, lançado pela Sony Music com cantores e canções que marcaram os últimos anos na música gospel pentecostal. Além disso Cassiane gravou um disco só com louvores da Harpa. Lauriete também regravou um hino da harpa no CD 'Eternamente Adorador'. Vanilda e Célia regravaram a canção tema da Assembléia de Deus no 'Porção Dobrada 3' e Brenda regravou 'Mensagem da Cruz' e 'Sonda-me, Usa-me' no seu CD de estréia pela Sony Music.

O fato é que quando um cantor decide regravar uma canção ele tem a difícil missão de agradar o público com uma canção já conhecida em outra voz e com outros arranjos. Das citadas acima destaco Brenda como alguém que agradou e desagradou ao mesmo tempo. Ela regravou 'Sonda-me, Usa-me' da Aline Barros e não conseguiu superar esse mega sucesso. Já na canção 'Mensagem da cruz' ela simplesmente arrasou com arranjos vocais de arrepiar e conseguindo notas altíssimas. Arranjos vocais e instrumentais que já não vimos no 'Harpa Vol.1' da Cassiane que ficou muito igual ao que é cantado normalmente.

E já que estamos falando de inovações sobre algo já conhecido não poderia deixar de citar uma canção e uma cantora que me surpreenderam demais da conta. Alice é uma cantora pentecostal que eu não conhecia, mas olhando algumas músicas no You Tube cheguei até essa canção 'Eu Navegarei' que é uma música muito, mas muuito conhecida da música gospel. O mais interessante é que a canção começa bem suave e com aquele clima de que será apenas mais uma regravação. Quero que vocês ouçam a música completa, principalmente a partir da segunda estrofe e depois me digam o que acharam:
Ficou muito boa essa versão e ainda serve de exemplo para outros cantores pensarem em algo novo, mesmo com canção velha!

Fonte: Olhar Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.