sábado, 26 de maio de 2012

Nem Anjos nem demônios, mas Obras da Carne



Você é uma boa pessoa? 
Por favor, não ceda à tentação de responder “sim” tão prontamente. 
Antes, avalie: suas intenções e seus atos costumam ser generosos e altruístas ou pautados pela competição desenfreada e pelo egoísmo? 
Não estamos falando de grandes crueldades (maltratar covardemente seres indefesos como animais, crianças e idosos, por exemplo) nem de ações heróicas de extremo desprendimento e amor incondicional à humanidade. Proponho considerar os pequenos gestos de todo dia que, somados, traduzem formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros. 
Por um lado, podemos levar em conta a gentileza “corriqueira” de deixar outro motorista passar à frente no trânsito sem que isso seja um problema; a paciência com a lentidão do outro; o respeito por uma opinião divergente e a honestidade de não “desperdiçar” o tempo pelo qual somos pagos para trabalhar.
 Por outro, é possível nos lembrarmos das respostas desnecessariamente ríspidas, do desejo de se beneficiar a despeito do prejuízo alheio, do veneno que transparece de certos comentários ou do regozijo com a má sorte de quem não gostamos. 
Afinal, mesmo sem cair em extremos é difícil — se não impossível — praticar o tempo todo atos dos quais realmente nos orgulhamos, da mesma forma que não se pode fugir dos eventuais deslizes.   Gl 5.19-21

Pr. Marcelo da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.