sábado, 15 de setembro de 2012

Protestos contra filme que ofende religião muçulmana atinge países do Oriente Médio – Assista


Uma onda grande de protestos se espalhou por países muçulmanos na África e Ásia nesta sexta-feira(14/09) contra as embaixadas dos EUA, por conta do filme anti-islâmico produzido em território americano. Novas manifestações também são registrados no Afeganistão e na Nigéria.-Confira, assista e comente…
Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante os distúrbios, reportou a TV estatal desse país.
Em Tunis, uma escola americana a poucos metros da embaixada dos EUA foi alvo da ira de manifestantes islamitas, que protestavam contra um controverso filme produzido nos EUA e que foi considerado blasfemo pela comunidade muçulmana. A embaixada também foi atingida e as forças da ordem relataram um explosivo foi atirado no terreno do posto diplomático.
A escola, que não estava em funcionamento hoje, também foi saqueada, segundo a agência oficial de notícias.
Gritando “Morte à América”, centenas de afegãos queimaram bandeiras dos EUA e efígies do presidente Barack Obama nas ruas de Jalalabad.
Testemunhas relataram à agência Associated Press que alguns manifestantes exigiam do presidente Hamid Karzai que cortasse relações com os EUA.
As forças de ordem da Nigéria dispararam para o ar nesta sexta para dispersar manifestações de muçulmanos em Jos, e policiais reforçaram a segurança nas proximidades das embaixadas.
Em Sokoto, na fronteira com o deserto do Saara, milhares fizeram demonstrações pacíficas, carregando placas com os dizeres “Abaixo a América” e “Nós amamos nosso profeta”.
O Filme intitulado “A Inocência dos Muçulmanos”, a produção amadora foi produzida nos EUA, de acordo com as informações disponíveis, e ganhou o mundo pela internet.
O filme retrata o profeta Maomé de forma controversa e serviu de estopim para as manifestações, que levaram à morte do embaixador americano da Líbia e mais três cidadãos americanos na terça-feira à noite, num atentado ainda sob investigação das autoridades locais.
Mais de uma dezena de países, notadamente de maioria muçulmana, já registraram protestos contra a produção americana, quederivaram (em sua maioria) para episódios de violência contra postos diplomáticos americanos e “símbolos” dos EUA, como a cadeia de fast food KFC.
Confira vídeo matéria da euronews.pt e comente…

post inforgospel.com.br – com informação Folha.com – vídeo Euronews.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.