segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Torre de Babel Brasileira


Pra quem não conhece a história, pouco depois do dilúvio, os homens decidiram construir um zigurate que chegasse até o céu, onde pensavam ser o local da habitação dos deuses. No caso, eles pensavam que o céu era físico e alcançável. Talvez um dos objetivos de construir essa torre alta, também fosse de não mais sofrerem com um possível novo dilúvio, além de conseguirem ser tão grandes quanto os deuses.
Obviamente não conseguiram conquistar seus objetivos e Deus os confundiu gerando diferentes línguas entre aquelas pessoas, e eles já não mais se compreendiam.
 Hoje no Brasil todos nós, com exceção de alguns povos indígenas, falamos o português e conseguimos entender tudo que é falado por aqui. Entretanto, percebo que nem sempre há compreensão entre as tribos, entre as religiões, entre os diferentes. Muitas vezes a linguagem de uma pessoa é falada apenas para seus iguais. Confira...

 Como colunista do Gospel+, um portal cristão que tem um público de diferentes idades, denominações, posições sociais, percebo que preciso me comunicar com todos estes públicos. Infelizmente, um dos erros de algumas denominações é não conseguirem falar com algumas camadas da sociedade e ignorarem isto. Algumas igrejas tradicionais não conseguem atingir as camadas mais pobres e algumas igrejas pentecostais não conseguem atingir as camadas mais ricas. Por quê? Seria por quê Deus tem preferências? Não! O fato é que a barreira foi criada por nós e não por Deus.
 Vejo que o mesmo acontece na música. Infelizmente vejo muitos excelentes músicos, defendendo sua causa, porém não conseguem se comunicar com ninguém a não ser com aqueles que também são adeptos das mesmas causas. E pensam estar sozinhos, pensam que todos estão contra eles, mas não, na verdade, não conseguiram se comunicar na linguagem que outros entendam.
Não adianta chegar para uma pessoa mais simples musicalmente e falar sobre teoria musical, mercado, etc. Toque a canção. Deixe que a música fale. Essa linguagem é universal.
 Outros querem defender linhas teológicas. E já fiz parte deste grupo. Porém, este grupo de “teólogos” deve ser de no máximo umas 100 mil pessoas e outras que ficam só curtindo e dando ibope. Porém temos milhões de pessoas no Brasil que sequer saber de cor o versículo de João 3:16.
 Vejo a falta de comunicação na política, na religião, nos debates, em todo lugar. Muitos falando, mas ninguém querendo compreender o que o outro está dizendo, apenas querendo ser ouvido.
 Jesus falava por parábolas, usava o cotidiano dos seus ouvintes, mostrava na prática aquilo que estava ensinando através de milagres e de sua vida. Sua linguagem era simples e universal: O AMOR. Seu maior amor Ele demonstrou por nós dando sua vida naquela cruz para nos perdoar.
A linguagem de Deus para o homem é esta: O AMOR. Através desta linguagem podemos chegar em qualquer lugar e fazer a nossa mensagem ser ouvida. Mesmo que haja ódio contra nós.
Independente de onde estiver, se houver amor em sua música, amor em suas palavras, amor em seus ideais, eles serão ouvidos, pois Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, e este sabe muito bem identificar o amor, e para este, ele dá ouvidos…

Por Daniel Simoncelos Via Gospel +


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.