domingo, 6 de novembro de 2011

Mover de Deus,qual é o próximo? Você consegue ver?


Um dos maiores perigos que os cristãos enfrentam é pensar dentro da caixa proverbial religiosa. Quando falamos de “um grande mover de Deus” ou “reavivamento”, muitas vezes, contextualizamos dentro de um edifício da igreja.-Leia e comente…
Ficamos com a visão de pessoas que vêm para a igreja para adorar a Deus e ouvir a oração de um evangelista de fogo que irá inundar o altar.
E quando nós saímos “às ruas” para evangelizar fazemos exatamente o que o pregador faz dentro das paredes da igreja. Nós falamos para as pessoas usando a mesma linguagem, oramos por elas como nós fazemos na igreja, só o que muda é o cenário, mas o proceder é o mesmo.
Pregamos com Bíblias em nossas mãos ou criamos frases de efeito e tocamos a mesma música que cantamos aos domingos. Trazemos a igreja para fora dos muros do do templo, mas continuamos ministrando no mesmo e velho jeito que fazemos há décadas.
Se as pessoas não estão interessados ​​em experimentá-la dentro da igreja, então por que nós pensamos que eles querem experimentá-la fora da igreja? – Tentando invocar um mover de Deus desta forma não conseguimos reconhecer os caminhos que Deus está abrindo na vida das pessoas, além das atividades tradicionais da igreja.
A igreja do Novo Testamento era diferente. Eles tinham uma vantagem. O fato de que eles não tinham edifícios ou tradições para
Reunião de reavivamento no Teatro Olímpico em Charters Towers, 1912
proteger, somente um grande campo aberto para pregar o evangelho. Eles não estavam fechados em uma caixa. Para eles, comtemplar o mover de Deus, ou e anunciar avivamento não foi impedido por idéias preconcebidas. Eles foram capazes de ver o mundo sob uma luz totalmente nova, que expôs as mentes fechadas das idéias judaicas sobre a obra de Deus entre o povo gentio.
Como os líderes judeus do primeiro século, os cristãos de hoje podem ficar extremamente com a mente fechada sobre a atividade de Deus fora do nosso contexto igreja. Após um período de 2.000 anos, nós desenvolvemos a tendência de acreditar que Deus pensa como nós, age como nós, faz votos como nós, fala como nós e gosta de andar com nós.
Isto foi o que acontecia com Paulo até que Jesus o confrontou na estrada para Damasco. Em uma conversa com Jesus, foi tirada toda a idéia preconcebida e paradigma que Paulo tinha. Tudo ficou diferente para ele depois deste encontro. As coisas no mundo mudou completamente para ele. Ele teve que reconstruir toda a sua religiosa, social, cultural e visões de um mundo político.
Desconstrução mental é geralmente mais difícil do que construção. É por isso que foi cerca de 14 anos entre a conversão de Paulo e o tempo que ele e  Barnabé foram enviados (Atos 13) . Ele precisou de tempo para repensar e reestruturar tudo.
Depois de completar sua primeira viagem missionária, Paulo que viu que os gentios estavam mais próximos de Cristo do que os judeus-Paulo escolheu Silas e saiu de novo (veja Atos 16 ). Com alguma experiência em seu currículo, Paulo e sua comitiva percorreu toda a extenção da Ásia Menor, até que foram em Trôade, no Mar Egeu. De lá, eles atravessaram para a Macedônia e iniciou a campanha grega.
No Areópago, Paulo apresentou uma perspectiva notável e brilhante sobre o mover de Deus fora dos muros da igreja. O que ele disse iria chocar quem acredita que Deus se move apenas de determinadas maneiras, com certas pessoas e em determinados lugares (você sabe, pessoas como nós!).
Paulo disse que Deus tinha se revelando de várias maneiras em diferentes culturas desde o início, que Deus ama todos os seres humanos e está querendo que todos tenham um relacionamento com Ele de diversas maneiras (veja Atos 17:22-31).
Enquanto caminhava pelas ruas de Atenas, Paulo viu muitos ídolos que os gregos adoravam. Entre eles estava uma estátua dedicada a “O Deus desconhecido”. Os atenienses sabia que havia um Deus lá fora em algum lugar que não podia ser nomeado em seu panteão, mas ainda merecia ser adorado. Em relação a este Deus e sua adoração a Ele, Paulo disse: “Portanto, aquele a quem você adora sem saber, ele que eu vos anuncio” ( Atos 17:23 ).
Você entendeu isso?
Paulo afirma que os atenienses estava adorando o Deus dos judeus-Javé sem saber. Eles simplesmente não sabia o seu nome e não tinha a plena revelação de Seus caminhos e desejos para a humanidade.
Eles adorava mas não significava que estavam em aliança com Deus.
Não significava portanto que eles nascera de novo.
Mas Paulo revelou a eles o fato de que Deus estava trabalhando em seus corações, por ter colocado neles o desejo de conhecê-Lo. No decorrer da sua história, os gregos passaram a acreditar que havia um Deus cujo nome não sabia, mas que merecia a sua adoração.
Deus pode estar se movendo fora dos muros da igreja mais do que podemos imaginar!
Paulo foi capaz de discernir a obra de Deus em que a cultura e alinhar sua mensagem com o mover de Deus e falar com os atenienses em maneiras práticas e relevantes.
Depois de assegurar-lhes que Deus é maior do que edifícios e até mesmo maior do que nossa imaginação ou habilidades para adorá-Lo ( Atos 17:24-25 ), ele diz que Deus “determinou [nações] pré-designado todos os limites da sua habitação” ( Atos 17:26 ). Ou seja, é Deus quem é o responsável pela ascensão e queda de nações, e Ele estabelece seus limites.
Então Paulo acrescenta algo mais. Ele diz que Deus opera entre os povos da terra por uma razão: “Para que busquem ao Senhor, não fiquem tateando para poder encontra-LO, Ele não esta longe de cada um de nós” ( Atos 17: 27 ).
Paulo afirmou que Deus tem trabalhado ao longo do curso da história humana nas nações da terra.Enquanto Ele estava preparando Israel para ser uma bênção para as outras pessoas da terra, Ele estava também a preparar as nações para receber esta boa notícia e aceitar a Sua Palavra. Enquanto Israel estava sendo preparado para ser uma bênção, Deus não estava longe dos outros grupos de pessoas da terra, preparando-os também para participar desta comunidade Ele foi bênção.
A história humana não parou de se mover. Então, por que achamos que Deus parou de se mover? Para este dia, devemos afirmar que Deus está trabalhando em nossos bairros, cidades e nações, tanto quanto Ele está trabalhando na igreja. Se limitarmos a nossa definição de um “mover de Deus” ou um “avivamento” apenas para os serviços religiosos em um prédio em algum lugar, então vamos perder o que Deus está realmente fazendo na terra.
É por isso que é a minha crença de que não podemos definir o próximo mover de Deus pelo o último movimento de Deus. Não é sábio para nós, como cristãos, para tentar recriar reavivamentos do passado onde já houve um mover de Deus. Devemos ter uma mente aberta e olhar para fora nossa caixa religiosa para ver onde Deus está indo.
Pode surpreender muitos crentes de saber que Deus está falando para as pessoas fora da igreja. Algumas pessoas podem até acreditar que é impossível para Deus dar uma revelação a “pagãos”. Mas Paulo não. Em Atos 17:28 , ele afirmou que os poetas gregos havia falado a verdade sobre Deus!Ele disse: “Pois nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.”
Não só o povo de Atenas adora o Deus da Bíblia, mas também seus poetas eram tocados em receber revelação sobre Ele, e é o Seu desejo de ter um relacionamento com todas as pessoas. Esta observação é bastante incrível e de admissão para um judeu devoto que antes acreditava que nos rabínicos que dizia que os gentios foram criados para “alimentar o fogo do inferno.”
Jesus disse em João 16:8 que o Espírito Santo virá para “convencer o mundo do pecado, justiça e juízo vindouro “(grifo nosso). Não devemos achar estranho que quando o Espírito Santo foi derramado sobre “toda carne” ( Atos 2:16-21 ) pessoas de fora da igreja receberia porções da revelação que poderia levar-los a Cristo.
Paulo também disse em Romanos 1:19 que “o que pode ser conhecido de Deus é manifesto entre eles, porque Deus tem mostrado a eles “(grifo nosso). Este versículo afirma que Deus está trabalhando dentro dos corações de pessoas em todo o mundo, revelando a verdade a eles.
Além de falar internamente para eles, Deus também fala com eles externamente através da natureza, como Paulo reconhece: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis são claramente vistas, sendo percebidos mediante as coisas que são feitas, mesmo seu eterno poder e divindade, para que eles fiquem inescusáveis ​​”( Rom. 1:20 ).
Tenho que admitir a maior parte do tempo eu estou olhando para fora das paredes da igreja nos dias de hoje para poder encontrar o mover de Deus.
Se podemos discernir Deus na cultura da maneira como Paulo fez, então seremos capazes de ver como fazer a colheita. A messe avisa quando é hora de colher, você colherá em tempo certo e não do seu próprio jeito e sim no tempo do Senhor!
O que eu vejo que Deus está fazendo na cultura é maravilhoso. Mais e mais pessoas estão procurando o que é real. Eles estão enjoado com a falsificação e o falso. Habilidosas produções de TV estão substituindo a realidadePromovendo o valor de pessoas. Eles preferem enviar seu próprio vídeo no Youtube do que assistir um na televisão.
As pessoas querem se conectar uns com os outros. A comunidade mundial está ficando cada vez menor como a evolução tecnologia, o crescimento da economia mundial e as revoltas da chamada Primavera árabe.etc…
Você pode vê-lo?
Como Paulo, você vê Deus em tudo isso?
post inforgospel.com.br – por: Nicki Pfeifer é co-fundador com seu marido, Mark , dos Ministérios da Porta Aberta, em Chillicothe, Ohio ( opendoorohio.com) - via charismanews–tradução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.