quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva Gospel 2011

retrospectiva-2011-Gospel-PrimeO ano de 2011 foi um ano marcado por muitos lançamentos da música gospel. Alguns lançamentos surpreenderam o público, outros deixaram aquele clima de 'esperava mais'. Mas o que importa é que fomos agraciados por muitos e dignos trabalhos musicais.

Nessa matéria o Blog Panorama Cristão vai destacar os trabalhos que valem a pena ressaltar.Não dá para lembrar de todos é claro!


Vamos começar falando de dois Cds foram lançados nas últimas semanas de 2010 e por isso são quase 'lançamentos de 2011'. 'Identidade' de Anderson Freire e 'Você é uma Benção' de Beatriz foram dois belos CDs que conquistaram o público. O destaque maior vai para o primeiro disco de Anderson Freire, que já era amado como compositor, e agora é um dos queridinhos no grupo dos cantores destaques de 2011. Ele escreveu, gravou e produziu um dos melhores CDs dos últimos anos e, pra mim, o álbum 'Identidade' é um dos poucos dentro da música gospel que está ótimo de ouvir do começo ao fim.

Também temos que destacar os lançamentos de dois Cds de duas 'divas' da ´música pentecostal, estou falando de Rose Nascimento que lançou 'Primeiro passo' e Shirley Carvalhaes lançou 'A Espera de um Milagre'.

Rose lançou o demorado 'Primeiro Passo' que mostrou a força de Rose de volta em canções fortes em mensagem, destaque para "Estou de pé". Já Shirley Carvalhaes lançou seu último trabalho pela Art Gospel antes de ir pra Sony Music.O CD da Shirley agradou o público, embora só fala de vitória de inicio ao fim, mas, deixou muitos fãs com aquele sentimento de que 'eu esperava mais'.

Célia Sakamoto também presenteou o público com o disco 'Obediência' repleto de belas mensagens em forma de música.O disco foi muito bem recebido pelos fãs da cantora.


Trajetória de um fiel. Foi  o título do novo CD da cantora pernambucana Eliã Oliveira que foi lançado em junho pela Patmos Music. E não é para menos. Depois da assinatura do contrato em 06 de maio, a gravadora e a cantora estiveram a todo vapor,  Eliã não escondeu a alegria. “Creio que será mais uma benção de Deus. Estar na Patmos Music é cumprimento das promessas de Deus na minha vida!”.O lançamento oficial do CD aconteceu em Recife, nos dias 04 e 05 de junho, às 19hs, durante o Congresso de Mulheres do Estado de Pernambuco, promovido pela Assembleia de Deus do estado, presidida pelo pastor Ailton José Alves.

Quem também lançou em 2011 foi Sumara Santos que com o disco 'Basta uma Palavra' mostrou uma cantora mais madura e com um repertório muito bem elaborado. O disco lançado pela Patmos Music foi um dos destaques no ano.

Não poderíamos deixar de citar Suellen Lima que inovou lançando um álbum no estilo sertanejo Universitário - algo novo para a música gospel que encantou principalmente os jovens.



Em setembro Cassiane lançou 'Ao som dos Louvores' o disco era a promessa da volta ao pentecostal. Alguns dizem que ela conseguiu, outros discordam. Na minha opinião o disco é repleto de boas músicas, mas nada extraordinário comparado com hits de outros CDs. Ainda falando de Cassiane não podemos esquecer que nesse ano houve a volta de Cassiane e Jairinho no mercado gospel com o 'Amor está no ar', que foi o primeiro CD da dupla pela Sony Music.


E voltando a falar da música pentecostal vamos destacar dois belos trabalhos do estilo. Amanda Ferrari acertou em cheio com 'Eu Vejo Deus' e apresentou seu melhor CD da carreira e,na minha opinião o melhor CD Pentecostal do ano. A cantora Lauriete também apresentou o 'Eternamente Adorador' que chamou atenção principalmente pelas canções 'Vale a pena ser fiel' e 'Casa Cheia'
Outra que voltou a lançar disco esse ano foi a jovem talento do pentecostal Shirley Kaiser que mostrou aos fãs o novo trabalho musical intitulado 'Santidade', o disco é considerado um dos melhores no segmento pentecostal por manter o estilo raiz em praticamente todas as faixas do disco. A produção foi de Melk Carvalhêdo que, aliás, foi o produtor da maioria dos trabalhos pentecostais do ano.

2011 também foi um ano de gravações de DVD. O centenário do Pentecoste foi registrado no Rio de Janeiro e contou com a presença das 'divas' do Pentecostal. Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus e Damares estiveram juntas cantando sucessos que marcaram gerações da música pentecostal no ano em que a assembleia de Deus comemora seus 100 anos de fundação no Brasil. O trabalho foi gravado pela Sony Music.

E ainda falando de DVD e da Sony também temos que destacar a gravação do DVD Ao Vivo da recém contratada Eliane Silva que cantou seu maiores sucesso de toda sua carreira. Com produção de Melk Carvalhêdo a cantora gravou esse que é seu primeiro DVD e pelo vídeos liberados é possível dizer que o mesmo vem repleto de unção e autoridade.
Quem também gravou DVD pela Sony Music foi a 'abelha rainha' Damares.Os trabalhos já estão à venda.

Outro destaque de 2011 foi a cantora Brenda-revelada no Raul Gil. A cantora lançou 'Outra Metade' pela Sony e já se tornou uma das queridinhas dó público gospel. Outro queridinho do Brasil é Jotta A que ainda não lançou CD mas se tornou o jovem cantor gospel mais amado do país ao mostrar seu talento no programa Raul Gil e ganhar o quadro 'Jovens Talentos Kids'.

Quem também surpreendeu o público foi Leandro Borges que se lançou 'Pelo Reino de Deus' no cenário gospel e seu primeiro disco agradou e muito o público do gênero pentecostal que sentia falta de ouvir esse estilo em vozes masculinas.


E ainda falando de voz masculina o cantor Regis Danese também lançou seu novo trabalho inédito no final de 2011. Lançado com o selo da nova gravadora (MK Music) o cantor apresentou os público o disco 'Tudo Novo' com o single 'Tú Podes' que já é considerado o novo sucesso do cantor.



E falando em queridinha o que dizer de Ariely Bonatti? A curitibana que conquistou o Brasil em 2010 com 'O Tempo' agraciou o público com mais um lindo trabalho intitulado 'Minha Conquista'.

No final do ano grandes surpresas marcaram a música gospel pentecostal. A primeira delas foi o bem sucedido lançamento de Vanilda Bordieri que fez o público se apaixonar pelo estilo pop pentecostal. 'A Pesca' mostra uma Vanilda mais jovem, porém sem perder a essência do Pentecostal. Com a maioria das composições da própria cantora o disco agradou e muito a todos os gostos e idades. E como todos sabem, falar de Vanilda é falar de novidade, o programa Fofocantora é um sucesso total e já tem mais de 2 milhões de acessos. Entrevistas bem humoradas e inteligência são ingredientes desse sucesso idealizado por Vanilda.

Danielle Cristina também lançou novo CD no final de 2011. 'Acreditar' marca a volta da cantora no cenário dos lançamentos desde o muito bem sucedido 'Fidelidade'. De um primeiro momento confesso que não achei nada de tão extraordinário,mas vamos esperar para ver se as canções caem no gosto popular.
Por fim, vamos destacar 'Chuva de Poder', o mais novo trabalho inédito da jovem dupla de sucesso André e Felipe. Os jovens fizeram um belíssimo CD que encantou toda uma multidão de pessoas que já vêem nos dois os novos talentos da música gospel. Uma mistura de sertanejo universitário com letra pentecostal resultaram em uma obra de arte da música gospel. Só conhecendo e ouvindo o novo CD para entender o que estou dizendo. A produção do disco foi do talentoso e versátil maestro Melk Carvalhêdo que, pra mim, foi o maestro destaque do ano.

Entre tantos lançamentos de encher os olhos te pergunto; qual foi o melhor na sua opinião?


O Panorama Cristão selecionou cinco acontecimentos de cada um dos 12 meses do ano para você relembrar  os fatos marcantes de 2011. Veja:
Janeiro
O ano começou com investigações nos Estados Unidos, pois um dos senadores americanos pediu para que seis televangelistas fossem investigados entre eles Joyce Mayer e Benny Hinn.
No mesmo mês o pastor brasileiro Silas Malafaia comemorou o fato do Programa Vitória em Cristo passar a ser exibido para mais de 200 nações.
Ricky Warren, pastor e escritor, resolveu entrar na luta contra a obesidade, problema grave entre a população americana, e lançou um programa para perder 40 quilos em um ano.
Em meio às tragédias que aconteceram no início de 2011 dezenas de ministérios se juntaram para ajudar as vítimas, como aconteceu no Rio de Janeiro, as fortes chuvas de janeiro deixaram muitos mortos e centenas de desabrigados.
Em meio ao caos deixado pela enchente um pai revelou que passou 15 horas soterrado com o filho nos braços cantando louvores a Deus até ser resgatado.
Fevereiro
Waguinho, ex-cantor de pagode secular, participou do programa Esquenta da Rede Globo contando seu testemunho de conversão.
Falece o pastor José Pimentel de Carvalho, líder da AD em Curitiba.
Unesco aprova o chamado kit gay para ser distribuído nas escolas públicas.
Edir Macedo gera polêmica ao afirmar que bebe cerveja.
Ricardo Gondim publica um de seus textos mais polêmicos, dizendo para Deus livrar o Brasil de se tornar um país evangélico.
Março
Rob Bell lança livro dizendo que o inferno não existe.
O pastor Terry Jones cumpre a promessa de queimar o Alcorão e gera revolta no Oriente Médio.
Uma senhora de 92 anos afirma que já leu a Bíblia completa mais de 208 vezes.
Sociedade Bíblica do Brasil comemora a marca de 230 milhões de Bíblias distribuídas.
Pastor Marco Feliciano revolta usuários do Twitter ao dizer que os africanos são descendentes malditos de Noé.
Abril
Menino evangélico consegue ser poupado da morte no massacre que aconteceu na escola em Realengo.
Cineasta divulga ao mundo que conseguiu encontrar os pregos que foram cravados em Cristo.
Pastor Samuel Câmara faz denúncias contra a diretoria da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.
Morre o Pastor americano David Wilkerson, famoso por ser o autor do livro “A Cruz e o Punhal”.
Malafaia denuncia o racha na CGADB e a falta de união na festa do Centenário das AD no Brasil.
Maio
José Wellington responde as acusações sobre os dois eventos que foram realizados em Belém.
Ricardo Gondim volta a gerar polemica ao afirmar que Deus não é soberano.
Governo é pressionado por políticos evangélicos e decide retirar o kit anti-homofobia de pauta.
Robo consegue reproduzir a Bíblia em apenas 11 meses usando a caligrafia medieval.
Igreja Universal do Reino de Deus lança o canal on-line IURD TV.
Junho
Milhares de pessoas participam da festa do Centenário em Belém do Pará.
Juíz evangélico vai contra a decisão do STF e anula casamento entre homossexuais.
Wikeleaks divulga documento mostrando a preocupação do Vaticano em relação ao crescimento do evangelho no Brasil.
Arqueólogos encontram em Israel ossuário de Caifas, sacerdote de Jesus Cristo.
Lançamento do Blog Panorama Cristão.
Julho
Igreja Mundial do Poder de Deus completa 13 anos.
Igreja Presbiteriana do Brasil completa 152 anos.
Falece o pastor britânico John Stott.
Site gay diz que Silas Malafaia é uma “besta profana”.
Expo Cristã 2011 informa os dias e horários da 10º edição do maior evento do mercado cristão no Brasil.
Agosto
Após fundar igreja para gays, Lanna Holder debocha de ministérios como Assembléia de Deus  e Deus é Amor.
Pastor gaúcho ora por crianças que são batizadas com pó de ouro após entregarem ofertas.
Igreja tem seu outdoor retirado da cidade de Ribeirão Preto por pregar contra o homossexualismo.
Novo Mapa das Religiões da FGV aponta que 2 mil católicos se tornam evangélico todos os meses em Mato Grosso do Sul.
Presidente Dilma recebe um exemplar da Bíblia da Mulher das mãos do deputado federal Roberto de Lucena.
Setembro
Pastor iraniano é condena à morte por não negar sua fé em Cristo.
O presidente Barak Obama é chamado de anticristo e confessa que Jesus Cristo é o Senhor.
Igreja Universal promove evento com 500 mil pessoas em Moçambique.
Bispos da IURD dizem que Ana Paula Valdão é possuída por demônios.
Revista Isto É comenta sobre o declínio da Igreja Renascer em Cristo.
Outubro
O pastor Mark Driscoll diz que Deus odeia as pessoas que acham que não precisam da justiça de Jesus.
Igreja Mundial do Poder de Deus cresce e passa grandes ministérios em número de templos.
Júlio Severo9blogueiro Cristão famoso pela luta contra os gays) concede entrevista exclusiva ao Gospel Prime.
Harold Camping erra mais uma vez a previsão sobre o final do mundo.
Reforma Protestante completa 494 anos.
Novembro
Silas Malafaia concede entrevista à Revista Época e vira piada no Twitter.
Rede Record faz reportagem dizendo que não existe a unção de “cair no Espírito’.
Profecias judaícas sugerem que o Messias está prestes a “chegar”.
Maior editora evangélica do mundo faz parte de grupo editorial que lança livros pornográficos e a bíblia de satanás.
Caio Fábio é condenado à prisão por elaborar dossie contra Fernando Henrique Cardoso.
Dezembro
Criptografo diz que apostólo Paulo aceitava homossexuais em sua igreja.
Jornalista afirma que a Arca da Aliança está na Etiópia e que em breve será vista por todo o mundo.
Festival Promessas leva grandes nomes da música gospel para a tela da Rede Globo.
Cientistas tentam contatar anjos.
Globo informa que para 2012 pretende fazer outros três festivais com música gospel.
Fonte Olhar Pentecostal e Gospel prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.