segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que aconteceu com as ‘Divas’ da música Pentecostal? (Parte I)

Hoje me peguei analisando a atual situação do mercado gospel Pentecostal. Para fazer esse levantamento levei em consideração a quantidade de acessos que certas canções atingem no You Tube e também as confrontei com a realidade dentro das igrejas para saber o que está acontecendo com as chamadas ‘Divas’ da música Pentecostal brasileira. O resultado não é nada animador, por isso já peço que os fãs apaixonados pelas cantoras que se descabelam quando lêem criticas parem de ler esse texto nesse exato trecho.

Aos que gostam de ler um texto de opinião aí vamos nós.

Primeiro vamos falar da realidade nas igrejas. Que canções os conjuntos de adolescentes, mocidades e círculos de oração estão cantando?? A minha realidade é a seguinte: Damares, Jozyanne, Bruna Karla, Vanilda Bordieri, Eyshila, Rozeane Ribeiro e outros. Percebam que nessa lista não existem mais nomes consagrados como Cassiane, Elaine de Jesus, Lauriete, Rose Nascimento e Shirley Carvalhaes. O que aconteceu ou o que está acontecendo com elas? Alguém sabe?

As chamadas ‘Divas’ do Pentecostal que marcaram geração e venderam milhões de discos sumiram do cenário nacional e pior que isso  -Lançam Cds sem brilho, dos quais as canções não entram em nenhum conjunto e nos shows já não são cantadas em grande coro como antigamente.

Quem não se lembra das brigas e ponta pés que era entre as regentes quando Cassiane, Elaine de Jesus e Lauriete lançavam CDs?? O bom era que, mesmo com a briga, os Cds eram tão bons que tinham músicas bonitas para todos!
Vamos começar falando dela que é ou já foi (não sei ainda) a referencia da música pentecostal. Cassiane foi a primeira penteca a ir para as grandes mídias, mas hoje parece ter perdido espaço para Damares – tanto é que estão comentando que se Cassiane estivesse em seus dias de glória ela que iria para o Festival Promessas – e como todos sabem quem esteve lá foi Damares – tida como nova diva!
Cassiane  - Ela fez uma verdadeira e invejável evolução de sucessos. Desde o CD ‘Sem Palavras’ emplacou sucesso atrás de sucesso. ‘Com Muito Louvor’ foi um marco histórico para a música pentecostal. ‘Recompensa’ veio lindo e ‘A Cura’ impactou muitas vidas. ‘Sementes da Fé’ já veio um pouco mudado com inserção de novos ritmos e depois disso cadê Cassiane? ‘’Todo poderoso’ ainda foi um pouco aceito nas igrejas, até o álbum de 2007 (Faça Diferença). E depois disso? Alguém sabe de alguma música da Cassiane que seja sucesso em todas as igrejas??
Os álbuns ‘Viva’ e ‘Ao som dos Louvores’ mostram uma Cassiane que perdeu aquela ‘pegada’ na hora de escolher as canções e pior que isso, parece que abandonou de vez os compositores de sucesso. Alguns dizem que ela anda brigada com vários dos compositores, como Anderson Freire e Rogério Jr – E realmente nenhum deles é visto em nenhum lançamento dela. Será verdade? Se é não sei, mas sinto falta de composições ungidas e impactantes como as de Rozeane Ribeiro, Daniel e Samuel, Vanilda Bordieir, Elizeu Gomes, Anderson Freire, Os Galileus e até mesmo o novato Agailton Silva.

O fato é que os novos Cds de Cassiane são bonitos e bons de ouvir. Mas quando se trata de Cassiane o povo evangélico quer sempre mais!

Para mim a esperança é o CD ‘Tempo de Excelência’ ( que foi gravado e nunca foi lançado pela Mk) que dizem estar divinamente com o estilo ‘Cassiane’ de ser.

E você caro leitor o que acha dessa fase da Cassiane? Dê sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.