domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal: Porque alguns cristãos se recusam em comemorar o nascimento de Jesus

Todo mundo que vai começar a ler esta postagem sabe perfeitamente que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. A Bíblia é clara ao dizer que havia pastores no campo cuidando das ovelhas, e no mês de dezembro (que corresponde a priemira metade do mês judaico de Kislev) é muito frio, ou seja, nunca há pastores nos campos. Entretanto, o evangelista Lucas afirma que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu.
Não está errado comemorar o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro, afinal, ninguém sabe o dia exato que ele nasceu. A árvore de natal é outra história um pouco mais complexa
Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra. Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.

Visto que não há registro bíblico do dia específico desse extraordinário acontecimento: o verbo se fez carne (Jo 1.1;14), os cristãos escolheram por si mesmos uma data para celebrar o Natal. Poderiam escolher outra data qualquer, mas a escolha recaiu sobre o dia 25 de dezembro, que era uma ocasião já consagrada no calendário do Império Romano pela grande festividade do Natal do Sol Invicto. A festividade do Natal do Sol Invicto era celebrada pelos adoradores do Sol (normalmente identificado com Mitra).
A escolha do dia 25 de dezembro como data do nascimento de Jesus ofuscou as festividades do Natal do Sol Invicto dos pagãos e consagrou o dia do nascimento do verdadeiro Sol da Justiça, que para os cristãos é Cristo: Foi uma maneira que esses cristãos acharam de considerar o feriado romano e trocar o objeto de culto, já que não tinham uma data específica. Com isso, destruíram o culto a Mitra, condenando-o ao desaparecimento.

O mais sério de tudo é que até hoje milhares de pessoas no mundo inteiro montam a árvore de natal sem saber que ela é uma homenagem (acredite ou não) para o deus sol. Nós como protestantes montamos a árvore de natal sabendo desse história, porem acreditamos que ela representa a luz vencendo as trevas.
Também  entre  os protestantes,  acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio
 A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São francisco de Assis  quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.


Só por esses motivos acima alguns cristãos mais conservadores se recusam em comemorar o dia 25 de dezembro fazendo algo especial junto da família.



Hoje em dia também vemos que a figura do papai Noel é mais notória do que a do aniversariante, que é Jesus. Muitos não sabem mas a figura do papai Noel como conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos e, em particular, em Nova York. A transformação foi realizada com o auxílio de colaboradores notáveis, incluindo Washington Irving e o cartunista germano-americano Thomas Nast (1840-1902). Após a Guerra Revolucionária Americana, alguns dos habitantes da cidade de Nova York procuraram símbolos do passado não-inglês da cidade. Nova York tinha sido originalmente estabelecida como a cidade colonial holandesa de Nova Amsterdã e a tradição holandesa do Sinterklaas foi reinventada como São Nicolau (. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.)

 A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.



Na foto acima está Sinterklaas ou São Nicolau, considerados por muitos como o Papai Noel em uma de suas aparições nos países baixos:



Também não é nenhum pecado curtir essa "brincadeira" de Papai Noel, desde que sua imagem não nos faça esquecer do motivo real do porque milhões de pessoas no mundo inteiro comemoram o natal, o nascimento de Jesus.



Comemore o natal, que esse dia possa ser um dia especial junto de sua família, amigos colegas de trabalho (afinal tem gente que vai trabalhar neste domingo de natal).


Feliz natal
e que nosso Senhor Jesus continue abençoando a todos!
Técnica: Wikipedia / UBE / Arquivo Gospel Channel / SMK Design /Redação RCSP - Gospel Channel SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.