segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O sucesso da música gospel nas lojas


Top Gospel - Essa lista é um pouco complicada de se fazer, por isso só vão ser citados aqui os que possuem dados confirmados pela ABPD, C.V.G e suas respectivas gravadodoras. Se faltar alguém comente e deixe as pesquisas com a gente! Foi divertido fazer essa lista, esperamos que você se divirta lendo ela!! (kk)

Atualmente todo mundo sabe que a música gospel está sendo a salvação para gravadoras do meio secular como a Sony Music e a Som Livre. Já há um boato de que a Universal Music estaria interessada em um cast evangélico, mas vamos esperar uma notícia mais concreta. (!!)

Desde os anos 90 alguns cantores gospel aparecerão e permaneceram em ascensão até os dias de hoje. Para você ter uma idéia se um cantor nos dias hoje conseguir vender 50.000 cópias, meus parabéns, já pode ser considerado sucesso. E isso é o que acontece no meio gospel com muita facilidade. Fabricantes de CDs como a Arvato (Sonopress), NovoDisc e Microservice confirmam que a música gospel é a que mais dá lucro junto com o estilo sertenejo.

Na música gospel podemos ligar alguns exemplos como:

Sonopress - Esse ano a MK Music pediu a primeira remessa do CD "Extraordinário amor de Deus" de Aline Barros de 100.000 cópias.

NovoDisc - Em 2007 o CD "Faça diferença" de Cassiane veio com a primeira tiragem em 200.000 cópias. (Até hoje ninguém mais se arriscou e conseguiu vender tudo isso).

Microservice - A Praise Records encomendou o CD da Cantora Lauriete, "Vale a pena ser fiel" com a primeira remessa em 50.000 cópias.

E olha que nos dados acima ficaram faltando os playbacks, que juntos contabilizam na hora de lançar um certificado pela ABPD e C.V.G.

Aline Barros é uma cantora que cresceu graças a seu talento, e claro, ao merchandising na Rede Globo. Afinal quem não queria uma divulgação assim; Aline talvez seja uma das responsáveis pela terceira maior TV comercial do planeta ter aberto uma hora e meia em sua programação para a música evangélica no último domingo. A cantora contabiliza cerca de 7 milhões de cópias vendidas. Seu recente trabalho já ultrapassou a marca das 360.000 cópias. Aline é contratada pela MK Music; possue e lança também projetos ligados a AB Records.

O grupo de louvor Diante do Trono também está nessa lista. Possuem mais de 7 milhões de cópias vendidas. Possuem contrato com a Som Livre, que ainda tenta se aprofundar nesse mercado desconhecido. O último álbum do grupo, "Sol da justiça" foi lançado em julho e em 24 horas conseguiu vender 40.000 cópias; um lucro sensacional para os cofres da gravadora. O álbum "Preciso de ti" já vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Cassiane também possui em sua carreira mais de 7 milhões de discos vendidos. O álbum "Com muito louvor" lidera junto com "Preciso de ti" o topo dos CDs gospel mais vendidos da nação com mais de 2 milhões de cópias espalhadas pelo mundo. Cassiane é referência na música gospel desde 1999, e depois deste ano sua ascensão foi vista de forma absurda lançando sucesso atrás de sucesso. A trajetória de singles espetaculares foi quebrada quando a cantora lançou o Cd "Viva" em 2010 pela Sony Music, onde alcançou números de vendas bastante baixos em relação ao seus CDs anteriores; "Viva" vendeu cerca de 190 mil cópias e seu mais novo lançamento "Ao som dos louvores" ainda não alcançou o patamar desejado, ganhando apenas disco de ouro.

Fernanda Brum é hoje uma das cantoras gospel mais conhecidas do Brasil. Tem mais de 5 milhões de cópias vendidas. Seu último trabalho solo pela MK Music "Glória"(2010) foi bem aceito pelo povo evangélico, estimasse que o disco tenha passado a marca das 170.000 cópias vendidas.

Shirley Carvalhaes é uma das cantoras gospel que permanece viva no mercado de vendas até os dias de hoje. Não se sabe ao certo quantas cópias ela já consegui vender durante sua carreira; as estimativas indicam que possam chegar a 10 milhões de discos. Ela conseguiu vender mais de 1 milhão durante seus cincos primeiros álbuns na Art Gospel, e pra sair da gravadora seu sexto e último CD "A espera de um milagre" vendeu 50.000 cópias com muita facilidade. Alguém ai se arrisca em pesquisar quantas cópias ela já vendeu?
Toque no altar/Trazendo a arca (vamos tratar como se fosse um só, ok!!?); o grupo possue 5 discos de diamante, visando que ocorreram mudanças no quadro da ABPD; totalizam mais de 6 milhões de discos vendidos. O sucesso do grupo foi simultâneo depois que foram exibidos durante um programa na Rede TV. Na época não se ouvia falar de outro assunto. (Alguém se lembra!!..hehe)

Mara Lima mesmo meio que "desaparecida" do cenário musical, vai ter seu lugar merecido aqui na lista. Para quem não sabe ela, Sofia Cardoso e Shirley Carvalhaes eram as cantoras que impulsionavam as vendas de discos de vinil e fitas k7. Com tanto tempo lançando álbuns no mercado suas vendas se tornaram expressivas. A cantora tem mais de 4 milhões de discos vendidos. Seu último lançamento foi o CD "Som da voz de Deus" (2009) que chegou a mais de 100 mil cópias vendidas. Claro, com o passar dos anos ela não tem levado grandes destaques, mas seus trabalhos de 10 anos atrás foram sucessos nas igrejas e nas lojas!! (Unção divina, Homem dos milagres, Além da medicina, Daniel, e blábláblá)

O grupo Voz da Verdade também obteve grandes vendas no mercado fonográfico. Cerca de 5 milhões de cópias estão espalhadas pelo país. Muitas dessas vendas são graças a CDs antigos do grupo.

Claro que também há cantores que não chegaram a tudo isso nas vendas, mas já tão quase lá ou simplesmente fazem sucesso atualmente. Alguns deles hoje em dia conseguem causar grandes encomendas nas lojas por todo o país, outros são sucesso e reconhecidos devido a músicas de CDs antigos; são eles: Eyshila, Régis Danese, Fernandinho, Lauriete, Danielle Cristina, Daniel e Samuel, Damares, Elaine de Jesus, Comunidade Internacional da Zona Sul, Kléber Lucas, Rose Nascimento, etc.

Ano que vem as coisas prometem! O mercado vai receber ínumeros lançamentos, e CDs que estão sendo lançados esse mês, se a divulgação das gravadoras forem excelentes, tem tudo para continuarem aquecendo o mercado!

Coluna Top Gospel
Gospel Channel Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.