terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O que aconteceu com as ‘Divas’ da música Pentecostal? Parte II

Hoje daremos continuidade nas matérias sobre as cantoras conhecidas como ‘Divas’ da música pentecostal brasileira. Preparados?
Mas antes de começar com minhas palavras quero apenas ressaltar que essa série de matérias tem por objetivo, único e exclusivo, analisar um atual realidade da música, do gosto popular, das vendas de discos e da aceitação do público quanto a alguns padrões estabelecidos que parecem estar mudando. E quando analiso uma realidade onde grandes nomes da música pentecostal perdem espaço sei que é absolutamente normal que críticas venham ao nosso encontro – todavia queremos deixar claro que não julgamos o dom de Deus, nem a unção que cada cantora (adoradora) tem com Deus. Analisamos tão somente uma realidade que é vista por muitos e tampada por outros. Como consumidores de produtos cristãos podemos, sim, dar nossa opinião. Afinal sou eu e você que está lendo esse texto que compramos os CDs e DVDs dos nossos artistas preferidos e somos nós quem queremos que a qualidade dos produtos seja boa para continuarmos comprando certo? Portanto se alguém aqui não é consumidor dos produtos das cantoras relacionadas, por favor, não comente!
Depois de falar sobre Cassiane vamos agora tratar da Barbie pentecostal – Elaine de Jesus que também não vive o melhor de sua carreira. O estranho disso tudo é ver grandes cantoras como ela e Cassiane na Sony Music (tão sonhada por muitos) e vivendo esse período não muito glorioso.

Elaine deslanchou no cenário nacional com o disco ‘Até o Fim’ – que pra mim, junto de ‘O Segredo é Louvar’ e ‘Com Muito Louvor’ formam um dos conjuntos de discos mais brilhantes da música gospel. Depois de ‘Até o Fim’ Elaine apresenta o esmagador sucesso ‘Pérola’ que sem dúvidas foi um divisor de águas para a música pentecostal e para os projetos gráficos. Vale lembrar que o disco fez com que o Troféu Talento criasse uma nova categoria na premiação para os projetos gráficos mais bem trabalhados.

Pérola vendeu aproximadamente 600 mil cópias e estabilizou Elaine como uma das maiores cantoras do pentecostal Brasileiro. O problema foi quando ela lançou o super moderno ‘Sala do Trono’ que mesmo muito bonito de ouvir não foi bem aceito pelo público, da época, que esperava algo a La ‘Pérola’ e se depararam com um disco mais pop e mais jovem.
Depois desse disco o público clamou por um novo Pentecostal e Elaine produziu o disco ‘Transparência’ que para mim é um ótimo CD, mas que por motivos que eu desconheço o CD não emplacou e poucas pessoas conhecem os louvores que integram o mesmo.

Depois disso houve a contratação pela Sony Music e o anuncio da volta ao Pentecostal raiz. ‘Celestial’ saiu de fábrica com tiragem inicial de 15 mil cópias e isso já chocou o público – Como uma cantora que vendeu mais de meio milhão de cópias de um único CD passou a vender 15 mil em um primeiro momento? (mas vale lembrar que ela já vendeu mais de 40 mil desse CD e garantiu disco de ouro). O novo CD que era a promessa do pentecostal raiz falhou mais uma vez e as canções de Elaine se afastaram quase que definitivamente dos conjuntos e das igrejas.

É ai que me pergunto: O que está acontecendo? É um momento diferente na vida delas? É a escolha do repertório que define tudo isso? É o produtor que ajuda? É a divulgação da gravadora que influencia? As vezes penso que o público mudou (pode ser não é mesmo)!
A verdade é que não temos essas respostas, mas queremos com todo nosso ser que essas cantoras voltem a ser como antes e façam belos trabalhos musicais.

Não queremos tão somente cópias baratas daquilo que foi sucesso, mas façam discos que agradam a todos. O público jovem, o público não crente e nós – os crentes. E que as canções sejam boas de ouvir e cantar – é pedir demais?

Como alguns já devem saber Elaine vai lançar em meados de março de 2012 o novo CD, provisoriamente intitulado de ‘Escolhido’ o novo CD será produzido por Jairinho Manhães e Ronny Barbosa. Tem muita gente na expectativa de Elaine voltar a gravar com Jairinho já que ele produziu o ‘Pérola’ – seu último mega sucesso.

Vamos aguardar e orar! Quem sabe não é hora da roda gigante girar e colocar Elaine de Jesus lá em cima de novo!


Confira a Parte I ( Cassiane)
Fonte: Olhar Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.