segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Milagre da Transformação.


Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós. Ora, quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, guardaram ainda maior silêncio. E ele prosseguiu. Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres, do que também o sumo sacerdote me é testemunha, e assim todo o conselho dos anciãos; e, tendo recebido destes cartas para os irmãos, seguia para Damasco, com o fim de trazer algemados a Jerusalém aqueles que ali estivessem, para que fossem castigados. Aconteceu, porém, que, quando caminhava e ia chegando perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente, do céu brilhou-me ao redor uma grande luz. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Eu respondi: Quem és tu, Senhor? Disse-me: Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu persegues. E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo. Então disse eu: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te, e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. Como eu nada visse por causa do esplendor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo cheguei a Damasco. Um certo Ananias, varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, vindo ter comigo, de pé ao meu lado, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. Naquela mesma hora, recobrando a vista, eu o vi. Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca”. Atos 22:1-14.
Saulo era um judeu, e por causa do seu zelo ao judaísmo, ele começou a perseguir os cristãos. A bíblia diz que ele aterrorizava as igrejas, arrastava homens e mulheres e colocava na prisão (vs 4-5).
Saulo tinha uma boa formação, era zeloso da lei, tinha uma boa educação.
Era alguém que procurava fazer as coisas certas, mas errou: PERSEGUIU A IGREJA. Até que um dia indo a caminho de damasco algo aconteceu:
1 – Uma grande LUZ DO CÉU BRILHOU – Atos 22:6.
Essa com certeza é o primeiro passo para a transformação. Para que o milagre ocorra precisamos VER A LUZ. Essa LUZ É JESUS. Naquele momento a luz tornou-se manifesta a Saulo.
Todos precisam ver essa luz. A LUZ QUE BRILHA EM NOSSAS TREVAS.
Por mais que as pessoas pensam que são felizes, sem essa luz a vida delas são trevas, trevas sem fim. É essa luz que nos faz enxergar o sentido da vida, pois essa luz é a própria VIDA! Em João 14:6 diz que “JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”.
No momento em que a luz brilhou a GRACA DE DEUS QUE ALCANCOU A PAULO, a graça de Deus liberta.
Essa luz também que traz a realidade da nossa vida, ela mostra o que está dentro de nós, aquilo que muitas vezes os homens não enxergam.
O detalhe é que essa luz apareceu de uma forma repentina, inesperada. Isso pode acontecer com alguém na sua família, continue crendo, que assim como aconteceu nas escrituras vai acontecer na sua vida, de repente, quando você menos esperar a pessoa por quem você tem orado se converte.
Isso não só acontece em relação à conversão, mas também ocorre em diversas situações na nossa vida. De uma forma inesperada algo acontece. ISSO É A LUZ DE DEUS SOBRE A SUA VIDA.
Continuando a leitura do texto lemos que Saulo caiu por terra ao ver a luz, o clarão da luz o derrubou e Ele ouviu uma voz.
No versículo 9 do texto de Atos 22 vemos que os que estavam com Saulo também viram a voz, contudo não perceberam a VOZ Daquele que falava, eles não ouviram a voz de Deus.
2 – Ouviu e discerniu a voz – Atos 22:7.
Como foi relatado acima os que estavam com Saulo viram a luz e não ouviram a voz, isso nos mostra que muitos vêem a LUZ, ou seja, sabem sobre Jesus, tem concordância na mente de quem é Jesus, porém não conhecem a voz, não conhecem verdadeiramente a Deus.
Um dos princípios de conhecer as pessoas é OUVIR, no sentido de perceber, prestar atenção, considerar. E é aqui que muitos falham, muitos vem à igreja, vão às células, mas não conseguem perceber a voz de Deus, não conseguem perceber aquilo que o Senhor está querendo falar, tratar, mostrar.
Muitos no meio de uma circunstância não conseguem ouvir a Deus, pois a sua alma está mais forte, ou seja, os sentimentos estão aflorados. Ou os meios físicos estão mais visíveis, isso demonstra que para essas pessoas o meio externo tem mais valor do que as coisas interiores.
Em tudo que acontecer na sua vida perceba a VOZ. Descubra o que Deus está querendo te mostrar.
Um conselho: quando uma circunstância adversa estiver acontecendo na sua vida, não se justifique, não murmure, apenas reconheça a voz.
Paulo aqui, mesmo sem saber quem era ele disse: QUEM ÉS TU SENHOR?? Chamou de Senhor sem mesmo saber que era o Senhor, ou seja, ele aceitou que Deus falasse com ele. Muitos não aceitam, muitos querem que Deus fale aquilo que eles querem ouvir.
Este é o segundo passo: OUVIR A VOZ, ter uma EXPERIÊNCIA. Só tem experiência com Jeová Rafha, o DEUS QUE CURA, quem está doente. Só sabe que Jesus é a luz, quem está em trevas. Só sabe quem é Jeová Shalom, quem precisa de paz.
ACONTECE ALGO QUANDO VC OUVE A VOZ DE DEUS. EXISTE UMA DECISAO. No versículo 10 Jesus fala para Paulo levantar e entrar em Damasco.
3 – Obedeceu – Atos 22:10-11.
Paulo poderia ter ficado, mas ele decidiu obedecer, ele se levantou e foi.
A partir do momento que você tem uma experiência com Deus, sua vida deve ser guiada por ele. Paulo precisava ser guiado naquele momento, os que estavam com ele tiverem que pegar na mão dele e guiá-lo até Damasco.
Só pode ser ajudado quem tem a disposição de se levantar e a andar. Muitos pecam, mas não tem disposição de se arrepender. Muitos caem, mas não tem nenhuma atitude de levantar. Muitos têm duvida, mas preferem o sacrifico a obedecer.
A cena aqui na palavra era que Paulo estava cego e precisava ser conduzido. É assim que acontece quando vemos a Luz, ficamos cegos para as coisas deste mundo.
Um detalhe importante é a ATITUDE DE PAULO. Essa atitude foi determinante para o MILAGRE, esse foi o passo de FÉ. Isso foi crer na voz de Deus. Isso demonstrou a dependência, a DISPOSICAO, esses fatores foram determinantes para a grande TRANSFORMACAO na vida de Saulo que se tornou Paulo.
Porém houve o tratamento antes do milagre. Existe um tempo de TRATAMENTO, de preparo. Naquele momento da conversão de Paulo nenhuma igreja o receberia. Deus o mandou a um certo Ananias, cujo o currículo nem chegava aos pés do de Paulo.
Antes de encontrar Ananias, Paulo estava 3 dias de jejum, com certeza ele estava discernindo a voz que tinha falado com ele, pensando no propósito de Deus, sendo transformado, sendo esquadrinhado, moído por Deus para ser o grande Homem que foi..
4 – O milagre aconteceu – Atos 22:13-14 e Atos 9:17.
No versículo 13 vemos que Paulo tem a sua vista restaurada, ou seja, ele viu a luz, entendeu a voz de Deus, obedeceu e o milagre aconteceu!! Aleluia!!!
Porém o maior milagre foi à transformação de Saulo para Paulo, transformação da natureza caída para a nova vida em Cristo e com isso veio todos os seus benefícios.
Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” Atos 9:17.
Em Atos 9: 17, ele ficou cheio do Espírito Santo. Todo crente precisa estar cheios do Espírito Santo, embriagados, pois só assim poderemos ser eficientes na obra.
O conhecimento é importante, a palavra é importante, mas o PODER. É O PODER QUE FAZ IRMOS MAIS RAPIDO. É O PODER QUE ATINGE AS MULTIDOES. É PODER QUE TRAZ OS MILAGRES. É O PODER NA IGREJA, NO CORPO DE CRISTO QUE DESTROI AS ARMADILHAS DO DIABO.
Tudo isso que aconteceu com Paulo de certa forma aconteceu com Pedro.
Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.” Mateus 14:22-29.
Pedro viu uma luz, ele ouviu a voz, reconheceu a voz que disse vem, ele obedeceu. E o milagre aconteceu! Pedro andou por sobre as águas! Mesmo que num instante ele fraquejou, o milagre se realizou.
Permaneça na posição de Fé, permaneça com
 a palavra que Deus te deu.

VIA GRITOS DE ALERTA
INF. ATOS DOS APOSTOLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.