sábado, 17 de março de 2012

Avivamento em meio ao vale

Avivamento em meio ao vale (parte 1)
– Então me perguntou : Filho do homem , acaso poderão reviver estes ossos? (Ezequiel 37:3)
Quando Israel foi levada cativa pelos caldeus em 593 AC , o Senhor chama Ezequiel para ser atalaia sobre a casa de Israel na Babilônia. Ezequiel foi levado cativo juntamente com aproximadamente 10 mil hebreus . Pronto para ser sacerdote de Deus , o Altíssimo usa esse jovem para ser sua voz profética em meio ao cativeiro. O distanciamento de Deus fez com que Israel fosse levado cativa, porém o objetivo de Deus sempre foi que seu povo sua propriedade e se salvasse da contaminação pecaminosa que viviam. O Senhor usa Ezequiel com uma palavra de juízo , muitas vezes incompreendida, mas ao mesmo tempo de esperança.
Quando o Senhor pediu que Ezequiel profetizasse sobre o vale de ossos secos , muitos dos judeus estavam no cativeiro da babilônia. Embora muitos de seus patriotas não respondessem a sua mensagem com satisfação, Ezequiel cumpriu seu propósito de anunciar a palavra de Deus.
- A visão de Deus dada a Ezequiel pelo Espírito (Ez 37:2-3)
1) Definição de vale – Extensão longa e baixa da terra que significa espiritualmente lugar de dor, provas e lutas
2) Definição de ossos sequíssimos- sequidão espiritual, inertes, indiferentes, longe de Deus o que ocasiona uma morte espiritual. O cativeiro era o resultado dessa sequidão.
3) O cativeiro babilônico sobre Israel – Prisão destinada a transgressores e derrotados. Israel se rendeu a idolatria. A igreja acaba sendo levada cativa pelo mundanismo. As pessoas estão presas a religiosidade e buscam a Deus para ter algo Dele e não ter Ele. Amigos do mundo e inimigo de Deus.
- A multiplicação da iniquidade e o amor se esfriando (Mt 24:12). Pessoas se apegando a vícios, modismos, a prostituição e a avareza (tudo por dinheiro).
- a falta de temor e o amor as coisas e negócios desta vida
- O princípio das dores : Os terremotos (Turquia) , rumores de guerra, fomes, pestes em muitos lugares(Mt 24:5-7).
Pessoas que vêem tudo isso, mas não enxergam sua situação espiritual e não veem que a vinda de Jesus está bem próxima.
Nunca teve tanto veículo para divulgar o evangelho, mas mesmo assim temos aleijados espirituais, ou seja, pessoas que não oram e não jejuam. Preocupadas em si mesmas, em agradar o seu ego. Existe diferença de fazer para Deus e fazer segundo Sua vontade.
Hoje existe um conformismo e a indiferença de muitos cristãos diante do pecado. Existe falta de temor a Deus de uma forma generalizada
Temos na Bíblia o exemplo a igreja de Laodicéia que não era nem fria, nem quente, era MORNA. Se achava que nada lhe falta, mas era pobre, sem graça, miserável, cega e nua- Ap 3:16-17). Precisavam de ouro provado no fogo (a verdadeira riqueza ) colírio para os olhos (para poder enxergar sua situação espiritual) e vestes de santidade para cobrir sua nudez (prostituição) .
É necessário um despertamento e avivamento da Igreja
No versículo 8 de Ezequiel 37 o profeta disse que enquanto profetizava ouviu um “movimento” de ossos , um ruído, um barulho de ossos contra osso, havia tendões sobre eles e cresceram “carnes” e se estendeu peles, mas não havia neles o espírito. Há muitas pessoas que fazem muitos “movimentos de ossos”, mas Neles não há o espírito.
Foi ai que o profeta profetizou ao espirito dizendo o que Deus lhe ordenara:
Assim diz o Senhor Jeová: “Vem dos quatro ventos, ó Espirito e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizou como ele me deu ordem, o Espírito entrou neles e viveram, se puseram de pé(estavam caídos) um exército grande em extremo. (Ez 37:10) .
O exército só se formou quando o Espírito entrou neles.
Sem o Espírito de Deus somos como que sepulcros caiados, ou seja, meros religiosos, como disse Jesus.
A letra mata , mas o Espirito vivifica. (2 Cor 3:6). Muitas vezes não respondemos a palavra profética de Deus, pois não escutamos mais a voz de Deus com fé
Foi quando Ele profetizou, ou seja, quando trouxe a palavra viva de Deus é que o Exército se levantou (Ez 37:10).
Cantora Eliã Oliveira Cantando uma música sobre o tema.
Fonte G+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.