segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

RESENHA DO NOVO CD DE ROSE NASCIMENTO "PRIMEIRO PASSO"

Lançado ano passado, "Primeiro passo" veio com o estilo pentecostal que é único e exclusivo de Rose Nascimento.
Este novo álbum vem com um trabalho muito mais evoluído em relação aos arranjos musicais do último CD da cantora "Projeto Deus", e isso deu uma qualidade muito boa a cada faixa; verdadeiramente uma sinfonia musical aos ouvidos! O Cd foi produzido por quatro maestros; Sérgio Assunção, Wesley Ros, Lenno Maia e Paulo Roberto. Saiu da Arvato Digital Services (Sonopress) com a primeira remessa em 70.000 cópias.

O encarte do Cd veio bem simples porém muito bem trabalhado. As fotos foram feitas em estúdio por Alex Mendes. O Back vocal do Cd foi dividido por cada produção musical em relação aos maestros, mas vamos aqui postar os nomes de todos: Marquinhos Nascimento, Rute Nascimento, Lucas Nascimento, Cleyde Jane, Joelma Bonfim, Isac Borba, Miliana, Wanderson Nascimento, Lenno Maia, Jairo Bonfim, Josy Bonfim, Jacqueline Ros, Jisa Lima, Lidia, Gilson Campos e Will.


O projeto gráfico do CD pegou leve e não mostrou grandes inovações, a arte final mostrou apenas detalhes minúsculos, onde a foto que mais recebeu atenções foi a da capa do CD. Outro grande detalhe que já era para ter comentado na resenha da cantora Shirley Carvalhaes, é a do material utilizado para fazer o digipack; esse estilo de colocar os discos em uma capa de papel que não me agradou em nada, porém as capas lançadas pela Art Gospel vem mais resistentes e com um lugar muito mais elaborado para se guardar o encarte, ao invés daquele buraco onde ele fica guardado como no CD "Diamante" da cantora Damares.

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "Primeiro passo" - A música carro chefe do CD é a canção que da o título ao álbum. Letra simples porém muito objetiva. Os arranjos do maestro Sérgio Assunção foram de toques leves e isso não fizeram a canção perder todo o charme que ela tem. A composição é de Rodney Santos e Davi Vianna. O Back vocal tem uma parte só para eles, e se torna evidente que estão no CD para somar com a voz da Rose, não para ficarem abafados por ela.

2. "Plano perfeito" - Arranjos bem eleborados começam essa canção, que possui a letra mais singular do álbum, e assim como na faixa anterior não houve exageros nos arranjos musicais por ser uma canção de caráter sentimental! A composição é de Anderon Freire e a produção foi também de Sérgio Assunção.

Rose Nascimento Primeiro passo 1 - 500x452px3. "Simplesmente sobrenatural" - Aqui percebemos que o maestro Sérgio Assunção ficou com as músicas mais harmoniosas do CD. A composição dessa canção também é de Rodney Santos e Davi Vianna. Dessa vez confesso que os arranjos de Sérgio Assunção não conseguiram salvar essa música, que não iria fazer falta alguma. Mas claro que Rose Nascimento sempre consegue fazer a gente gostar de ouvir, ainda mais quando se canta com técnica, e foi isso que ela fez nessa faixa!
4. "Estou de pé" - Essa música aparentemente era para ter sido o tema do CD. Composta e produzida por Wesley Ros, a canção possui arranjos muito bem mais elaborados que as três primeiras faixas. Guitarras na parte melódica da canção deram muito mais identidade a essa composição. O efeitos adicionados a voz da Rose incrementaram e deram mais propriedade a música, que vem agradando a todos que a ouvem.

5. "No silêncio" - Uma das músicas mais bonitas do CD é "No silêncio". Os arranjos modernos de Lenno Maia conseguiram deixar a faixa com muito mais atributo para o estilo pentecostal de Rose Nascimento. Essa música com certeza vai falar com muita gente que está passando por humilhação. A composição é de Aline Maia e Lenno Maia.


6. "Você e Deus" - Com um estilo que lembra aqueles "Modão gospel" de antigamante, só que dessa vez com estilo sertanejo feito por Paulo Roberto. A letra é bastante disciplinar e ao mesmo tempo serve para dar aquele alívio do porque o crente é perseguido. A composição é de Gutto Soledad.

7. "Acredita" - Aqui temos um estilo pentecostal que não ouvimos no CD "Projeto de Deus". Produzida por Wesley Ros a faixa é bem forte e mostra que Rose Nascimento realmente está de volta com os estilos vibrantes que costumávamos ouvir, como por exemplo na música "Sempre fiel". A composição também é de Gutto Soledad.

8. "Olha pra mim" - Emocionante é esta faixa do CD. Com um ritmo muito harmonisoso com os intrumentos musicais, Rose e o Back Vocal cantaram adornadamente, ou seja, de forma bem vistosa principalmente no refrão. A composição é de Rodney Santos e Anderson Peres. A produção musical é de Sérgio Assunção.

9. "Presente de Deus" - O estilo dessa faixa é bem único, parece sertanejo universitário, um pouco de forró, e ainda lembra também um axé. Bem curioso!!! Foi produzida por Paulo Roberto. Fizeram algo bem diferenciado mesmo, tanto que deixou a música bem gostosa de se ouvir. Foi composta por Gutto Soledad.


10. "Ungidas" - Faixa que tem ganhado até um destaque por algumas rádios. Cantora pentecostal sempre tem que ter um forró para valer no CD. Essa música é uma homenagem as mulheres da igreja. Difícil de dar pelo menos um Glória a Deus! Excelente sinfonia musical aos ouvidos de quem gosta desse estilo. A produção é de Lenno Maia, e a comoposição é de Marquinhos Nascimento. Essa não é a primeira vez que Rose canta em homenagem as mulheres de Deus!!

11. "Te adorarei" - Com arranjos de Sérgio Assunção temos então o estilo pop-pentecostal nessa música composta por Anderson Freire. Esssa, talvez, é aquela faixa que vai para algum grupo da igreja. Fácil de cantar e de decorar.

12. "Animador de Palco" - Que letra sensacional. Essa faixa sim lembra bastande um sertenejo universitáio em sua parte melódica. A música diz que "Deus não precisa de animador de palco", e realmente hoje em dia percebemos que tem muito pastor que fica se achando quando está com o microfone na mão, e se esquece de que é Deus que faz a obra acontecer por meio dele. Essa faixa fecha bem o repertório do CD. A composição é de Gutto soledad e foi produzida por Lenno Maia.


Fonte Gospel Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.