quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

QUANTO UM CANTOR DEVE COBRAR PARA IR CANTAR EM UMA IGREJA?

Um fato que ocorreu está semana no interior paulista chamou minha atenção e levantou a seguinte pergunta: Quanto um cantor deve cobrar para ir cantar em uma igreja??

Primeiramente vamos deixar claro uma situação que ocorre em todo o Brasil. Quando um cantor(a) secular famoso(a) faz shows em comemoração ao aniversário da cidade, em eventos, festas particulares, etc, é cobrado valores altíssimos de 250 à 400 mil reais, esse valor é pago (ou compensado) seja graças a venda de ingressos ou pela própria identidade. Agora percebemos que sempre há no meio desses shows um dia reservado para o público evangélico, ou seja, de show gospel, pois bem, os cantores de música cristã também cobram um valor BEM significativo. Pois bem, na minha opinião eles estão certíssimos nesse caso, afinal, o valor cobrado não chega a ser alto como dos outros estilos musicais, e afinal cantores evangélicos também são profissionais da música e sobrevivem através desse meio.

Agora um outro caso é quando o cantor vai cantar na igreja. Vou comentar agora o que aconteceu está semana que se passou. Não vou citar o nome das cidades envolvidas e o nome dos cantores, que também são compositores. O negócio é que alguns anos atrás essa dupla de compositores foram da cidade A para a B e cobraram um pequeno valor simbólico, talvez do combustível do carro, participaram uma noite do congresso e foram embora... Beleza!! Essa semana eles foram convidados para voltarem a mesma cidade, na mesma igreja e aconteceu que o valor cobrado passou de 3.500 reais mais a diária do hotel. O pequeno detalhe é que a dupla de compositores teve uma de suas música ANO PASSADO gravada por uma cantora famossérrima no meio pentecostal e aparentemente o sucesso subiu a cabeça de veeeezzzz!!

Tem cantor que pensa que pode subestimar a inteligência do povo de Deus. Música na igreja tá virando negócio lucrativo também!! Pra quem não sabe, muitas cantoras fazem acordos quando se trata de ir louvar na igreja. Como não citei nomes nessa matéria vou continuar seguindo desse mesmo jeito. Uma cantora pentecostal bem conhecida do público certa vez foi convidada para louvar em uma igreja e disse que enviaria seu material (cerca de 300 CDs) e assim só iria cobrar o valor dos CDs pela viagem de ida e volta. (Cada CD custou 15 reais). Este pareceu um acordo justo. Agora teve também uma outra cantora que disse que enviaria seus materiais e ainda por cima iria querer 1.500 reais!!

Hoje vemos também que muitas cantoras nem cantam mais em igrejas, só vivem fazendo shows, até porque é muito mais rentável! Se a música gospel continuar nesse ritmo de avanço e reconhecimento, vamos ter QUALQUER cantor gravando música gospel sem saber o real motivo do estilo músical mais rentável para as gravadoras atualmente! Ainda bem que ainda tem cantoras que se tornaram reconhecidas mas mantém a humildade! (poucas mas ainda tem)

Também tem cantor que não cobra para ir louvar em outras cidades, apenas se preocupa com um lugar para ficar. Esse assunto sempre levante um debate sobre um valor justo. E creio que essa resposta não vai ser fácil de encontrar!

Fonte : Gospel Channel

3 comentários:

  1. minha opinião sobre isso é que pelo o que eu vi, muitos cantores já passaram dificuldades,certas igrejas tratam uma coisa e depois fazem outra.concordo sim que o cantor deve mandar o seu material e que a igreja pague as despesas do cantor ou pregador e dar uma certa quantia sim.mas o que eu vejo que tem alguns que MEU JESUS cobram milhões para cantarem e varias exigengias que são verdadeiras celebridades.soube de um certo cantor que combinou de ir em uma certa igreja cantar por um preço extremamente auto chegando na igreja o pastor não conseguiu toda a quantia exigida pelo cantor.o que aconteceu?? o cantor sentou no púlpito e disse para o pastor que não cantaria se o dinheiro não estivesse ma mão.ACREDITE ISSO ACONTECEU DEIXANDO O PASTOR EM MAUS LENÇOIS .um absurdo

    ResponderExcluir
  2. UM ABSURDO MESMO COBRAR UM VALOR EXCESSIVO MAS TAMBÉM FAZER COM QUE O CANTOR VENHA DE LONGE CANTAR NA IGREJA E NÃO PAGAR PELO MENOS A PASSAGEM DELE PREPARAR UM LUGAR PRA ELE FICAR, NÃO COMPRAR NEM UM CD QUE TALVEZ GRAVOU COM MUITO ESFORÇO E LUTA TAMBÉM É UM POUCO INJUSTO ACHO QUE SE DEVE PAGAR UMA QUANTIA SIM OU O CANTOR MANDAR SEU MATERIAL E DAÍ SIM TIRAR O PAGAMENTO DELE!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. SOU O ADORADOR ED -DEUS. FUI DE DE UMA BANDA FAMOSA DE FORRÓ. HOJE CONVERTIDO PARA OBRA DE DEUS, ESSE NEGOCIO DE UM CANTOR GOSPEL. NÃO É ADORADOR, POIS QUEM É ADORADOR ANDA NAS PALAVRAS DE DEUS. EU PERGUNTO? QUAL O CONTRATO QUE DEUS FEZ COM ESTES. PARA QUE ELES CONTINUEM VIVENDO?, QUAL O CONTRATO QUE JESUS EXIGIU. PAR A QUE ELE TENHA UMA FAMILIA ABENÇOADA?. SÃO UM MONTE DE IPOCRITAS. USANDO O TALEMTO DE DEUS, PARA DIZER QUE E ATOR. DIZ O TLAENTO É MEU. BANDO DE MENTIROSOS. O TLAENTO É DE DEUS. APENAS ELE ESTÁ TE PERMITINDO USAR. E ELES ABUSAM, SÓ QUE M NAQUELE GRANDE DIA. O SENHOR VAI FALAR AFASTA DEMIM SATANAZ EU NÃO TE CONHEÇO

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.