quarta-feira, 13 de julho de 2011

Massacre de 500 cristãos na Nigéria

Armados com revólveres, metralhadoras e machados, pastores muçulmanos da etnia fulani invadiram casas das cidades de Dogo Na Hauwa, Ratsat e Jeji neste domingo e mataram todos cristãos que encontraram pela frente.


"Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome".

Mateus 24:9



 


O ataque de muçulmanos da etnia fulani contra cristãos da etnia berom neste domingo, perto de Jos, no norte da Nigéria, deixou ao menos 500 mortos, segundo balanço informado pelo porta-voz do governo do Estado de Plateau, Gregory Yenlong.
O ataque é o mais recente episódio do confronto étnico-religioso na região, que opõe cristãos e animistas a pastores muçulmanos fulanis na disputa pela exploração de terras de cultivo.
Armados com revólveres, metralhadoras e machados, pastores muçulmanos da etnia fulani invadiram casas das cidades de Dogo Na Hauwa, Ratsat e Jeji neste domingo e mataram todos que encontraram pela frente.
Em apenas três horas, ao menos 500 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças, foram mortas e queimadas, segundo testemunhas, que descrevem cenas de horror e violência.
“Mais de 500 pessoas foram mortas neste ato abominável perpetrado por muçulmanos fulanis”, disse Dan Majang, responsável pela comunicação do Estado de Plateau, citado pela agência de notícias France Presse.
O governo de Plateau anunciou um funeral coletivo para as vítimas. O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, se reuniu com as agências de segurança do Estado e afirmou que os soldados estão em alerta vermelho.
O massacre aconteceu mesmo com a imposição de um toque de recolher, que vigora na região das 18h às 6h desde janeiro passado.
Os conflitos envolvendo cristãos e muçulmanos na Nigéria deixaram mais de 12 mil mortos desde 1999, quando foi implantada a sharia (lei islâmica) em 12 Estados do norte do país.
Relato
Peter Gyang, morador de Dogo Nahawa, a aldeia mais afetada, perdeu sua mulher e dois filhos no ataque. “Eles fizeram disparos para assustar as pessoas e logo as mataram a machadadas”, disse ele a jornalistas.
“O ataque começou aproximadamente às 3h e durou até às 6h. Não vimos nenhum policial”, disse.
Shamaki Gad Peter, responsável por uma organização defensora dos direitos humanos em Jos, disse que o ataque era “aparentemente” coordenado. “Os criminosos lançaram ataques de forma simultânea. Muitas casas foram queimadas”, disse Peter, depois de visitar três aldeias.
“O nível de destruição é enorme”, completou.
Moradores citados pelo jornal “The Guardian” disseram que centenas de corpos ainda estavam nas ruas neste domingo, horas após o ataque.
Testemunhas citadas pelo jornal “The Nation” disseram que os criminosos eram entre 300 e 500.

"Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. 
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 
Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. 
Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 
Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou."
João 15:17-21



Fonte: R
ocha ferida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.