Trata-se supostamente de uma organização que prega o fundamentalismo católico em pelo menos nove países da Europa. A ordem foi fundada em 2002 em Londres, de acordo com o norueguês.
À policia, Breivik disse inicialmente ter agido sozinho. No manifesto, intitulado Declaração Europeia de Independência --2083, ele escreveu ter contado com colaboradores. Na primeira página há um símbolo dos antigos templários. Segundo ele, a organização foi batizada com o nome de "Novos Pobres Cavaleiros de Cristo".
Os objetivos dos novos templários seriam deter a invasão dos muçulmanos na Europa. "Daqui a 50 ou 70 anos, nós, os europeus, seremos uma minoria. Quando percebi isto decidi juntar-me ao movimento de resistência", escreveu.
Ele descreveu a organização como um "movimento patriótico nacional dos países da Europa. "A ordem é uma manifestação inicial de luta, fase um da guerra civil na Europa Ocidental."
Geir Lippestad, advogado do atirador, disse que a expectativa dele era, com os atentados, deflagrar "uma revolução contra o Islã" na Noruega. Ele acreditava, portanto, que os atentados fossem atribuídos a grupos islâmicos, como de fato chegou a ocorrer de início.
Hoje (25), Breivik será levado a um Tribunal para que explique o seu ato de terrorismo que matou mais de 90 pessoas. A polícia investiga o que do manifesto é real ou fantasia, como a nova ordem dos templários.
Com informação das agências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.