quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sogro de Aisha que ajudou o marido a cortar seu nariz e orelhas é libertado no Afeganistão

Uma mulher afegã que teve seu nariz e orelhas cortadas por membros do Taliban, recebeu uma noticia muito triste, que depois de um tempo preso, um dos homens envolvidos na brutal mutilação foi libertado.
Apesar de uma confissão anterior, o processo contra Suleiman o sogro de Bibi Aisha que esteve no momento da mutilação, foi abandonada de acordo com o advogado Farouq da província de Ghulam.
Isto, disse ele, era porque não havia ninguém no país para dar andamento no processo e ele diz que agora nada pode ser feito.
Bibi Aisha chamou a atenção do mundo quando uma imagem chocante de seu destaque na primeira página da revista Time, em agosto de 2010.
Pai de Aisha, grupos de direitos das mulheres e advogados de direitos humanos criticou a decisão de libertar o único suspeito preso no caso.
Seu marido um dos acusados e mentor da mutilação o qual era um comandante do Taliban, fugiu para o Paquistão, mas viaja entre os dois países.
Segundo o Sr. Farouq  somente as pessoas que cometem crime deve ser punido e o homem que tinha em custódia por 11 meses era inocente, o seu filho foi quem realizou o crime, por isso foi libertado.
Manizha Naderi, que dirige a Instituição Mulheres para as Mulheres do Afeganistão, disse que Aisha está lentamente voltando à vida normal e aprendendo Inglês em Nova York.
Ela disse: ‘Quando alguém passa por violência como esta ocasiona um trauma muito grande. Por muito tempo ela tinha pesadelos que eles estavam vindo atrás dela novamente para cortar seu nariz mais uma vez.
‘É muito ruim que libertaram ele. Ela envia uma mensagem que não importa o quão violento ou quão cruel o crime é, se você tem influencia ou dinheiro a pessoa pode ser libertada. Isso só mostra que o sistema de justiça é muito fraco e corrupto. “
Advogado de Aisha, Niamatullah Sarabi, disse que ficou indignado com a liberação e a repressão sempre foi esperada.
Quando ela tinha 12 anos, seu pai lhe prometeu em casamento a um combatente talibã para pagar uma dívida. Ela foi entregue à sua família que abusou dela e forçou-a a dormir no estábulo com os animais.
Quando ela tentou fugir, foi capturado e seu nariz e as orelhas foram arrancadas por seu marido como punição.
“Quando eles cortaram meu nariz e as orelhas, eu desmaiei. No meio da noite parecia que não havia água fria no meu nariz.
“Eu abri meus olhos e eu não conseguia nem ver por causa de todo o sangue”, ela disse à CNN repórter Atia Abawi.

Visto aqui na MailOnline, Bibi Aisha tinha cirurgia reconstrutiva para reparar seu rosto.

Deixado para morrer nas montanhas, ela se arrastou até a casa de seu avô e seu pai que conseguiu levá-la para uma instalação médica americana, onde os médicos cuidou dela durante dez semanas.
Eles, então, transportaram Aisha para um abrigo secreto em Cabul e em agosto, ela foi levada para os EUA pela Grossman Burn Foundation para ficar com uma família anfitriã.
Porque ela tinha vergonha de seu marido, a vingança foi procurado e que é quando o nariz e as orelhas foram cortadas por seu marido, Suleiman e seus dois cunhados.
Afirma que Suleiman sogro de Aisha foi uma das pessoas que a segurou quando o marido realizava a mutilação.
Ela então fugiu para a América e desde que chegou lá teve a cirurgia milagrosa reconstrutiva que a ajudou a levar uma vida melhor.
Confira vídeo de entrevista feita na epoca com a Bibi Aisha:
Fonte: dailymail 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.