quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pastores aconselham esperar o príncipe ou a princesa no Senhor

Desde a infância, as mulheres são bombardeadas com a figura do príncipe encantado. Filmes, desenhos, livros, tudo remete ao encontro da princesa com seu esperado homem perfeito. Nesta sexta-feira, 29 de abril/11, a inglesa Kate Middleton realiza seu próprio conto de fadas se casando com seu namorado de longa data, William de Gales, o primogênito de Lady Diana e do príncipe Charles, e herdeiro do trono da Inglaterra. A história é narrada como um perfeito romance, um grande sonho. Mas, os tais contos de fadas realmente existem? Sonhar com o ‘prometido’ de Deus, é a mesma coisa que esperar um príncipe perfeito e encantado?
“A figura do príncipe encantado alimentada pelos filmes nos faz pensar que o príncipe nunca teve dificuldades na administração do castelo, ou problemas com seus súditos, nem mesmo esqueceu um compromisso com a princesa. Isso gera a falsa expectativa do ‘perfeitinho’”, explica Sueli Teixeira de Lima Mendonça, a Suka, líder do Projeto MAG Brasil (Marcando a Geração), ministério de jovens da igreja Comunidade da Graça. Na liderança ao lado de seu marido, Fernando Diniz, ela acredita na importância de um relacionamento que busca obedecer e agradar a Deus.
A Bíblia fala sobre confiar e esperar. Segundo Sueli, quando a voz de Deus deixa de ser ouvida, os desejos do coração acabam ficando confusos e podem enganar. “Jeremias 7:9 fala que o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa. A falta de foco nessa fase pode causar a troca do melhor de Deus pelo disponível”. Por isso, é importante que a espera seja marcada pela sabedoria e pela busca ao Espírito Santo.
De qualquer forma, a espera é difícil e a ansiedade pode tomar conta do coração, tirando o foco principal da vida. A insistência na procura por um relacionamento amoroso pode trazer frustração, situações difíceis, tristeza e arrependimento. Além de poupar o sofrimento, as atitudes no ‘antes’ são importantes para um futuro relacionamento. A aflição pode representar a falta de confiança nos planos de Deus e acaba nos fazendo ignorar sinais importantes que expressam a vontade divina. “Quantas moças acabam trazendo marcas por más escolhas! Algumas seguem repetindo os mesmos erros na intenção de finalmente encontrar o homem perfeito. A melhor decisão, porém, é entender que muitas vezes é melhor estar só pra que possamos saber o que Deus quer tratar em nós de maneira individual”, comenta.
Algumas princesas, no entanto, optam por viver sem o tão esperado príncipe. Quanto a isso, Suka acredita num verdadeiro desejo e não numa determinação. “É uma escolha e uma decisão individual que deve ser tomada com convicção e alegria”. A líder esclarece que a importância está em servir a Deus com o que se tem de melhor, seja acompanhada ou não.
Às vezes, a espera é mais longa para algumas. A apreensão e o medo de não encontrar alguém que garanta companhia, cumplicidade e proteção podem gerar fragilidade e baixa auto-estima, deixando as mulheres vulneráveis. “Na ânsia de fazermos as coisas do nosso jeito, muitas vezes nós mesmos nos damos a confirmação do que queremos. Daí a importância de avaliarmos qual é a real motivação do nosso coração quando damos qualquer passo na nossa vida”. O foco e a confiança são sempre importantes e fazem a diferença.
A entrega e consagração a Deus devem acontecer antes do início do relacionamento, assim será um diferencial. Sueli destaca a busca da realidade e os ‘pés no chão’. “Os melhores namoros saem das melhores amizades, por isso seja mais amiga e procure olhar mais ao seu redor. Procure fazer planos com alguém que valorize vidas. A história do príncipe encantado parece muito atraente, mas na realidade a graça está na construção de um relacionamento de respeito, amor, amizade, renúncia, confiança e disposição pra juntos servirem com referencial. O compromisso com o Reino é a melhor parte dessa história. Então avalie seu coração, veja o que realmente tem sido valor pra você, dê frutos e marque sua geração”. Ela ainda finaliza, “confie, deleite-se, entregue e descanse no Senhor”.
Pra. Suka e seu esposo, Pr. Fernando Diniz
Líderes do Projeto MAG Brasil (Marcando a Geração)
Ministério de jovens da igreja Comunidade da Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.