sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Padres austríacos lançam campanha para desobedecer à Igreja. Será uma Nova Reforma Protestante?

Cerca de 329 sacerdotes lançaram nesta quarta-feira (31) um documento denominado “Apela à desobediência”.

O texto traz posicionamentos positivos em relação a questões como o casamento dos padres, ordenação de mulheres, o direito de protestantes e divorciados novamente casados para dar a comunhão ou os leigos para pregar e cuidar das paróquias.

Chamada de “Nova reforma”, por está ao contrário do dogma católico, está causando um rebuliço na instituição. Para o teólogo Paul Zulehner a Igreja Católica deve agiragir rapidamente se quiser evitar mais um separação.

"Isto não pode continuar”, afirmou o cardeal arcebispo de Viena, Christoph Schönborn Bishop, ao jornal Viena Der padrão sobre a retirada de circulação das teses. Comparou inclusive os padres como jogadores de futebol que entram em campo desobedecendo as regras.

Helmut Schuller, que foi vigário-geral de Viena e braço direito de Dom Schönborn 1995-1999 e liderou a organização Caritas Áustria é o coordenador dessa “Revolução Eclesial”. Sua campanha, segundo ele, é forçar a hierarquia católica para aceitar as mudanças já que muitos padres não respeitam as regras já estabelecidas.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ökonsult, 76% dos inquiridos apoiam a Schüller.

Até o momento o Vaticano não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.