segunda-feira, 9 de julho de 2012

CONHEÇA O MAR VERMELHO


O Mar Vermelho é famoso pela travessia conduzida por Moisés do povo judeu, recém libertado pelos Egípcios, a caminho de Israel. Também é conhecido por ter uma biodiversidade exuberante, tanto de peixes quanto de corais.

O Mar Vermelho possui águas relativamente quentes, variando entre 21 e 25 graus Celsius na sua superfície. Alguns dos principais países banhados por suas águas são Egito, Israel, Arábia Saudita, Jordânia e Sudão. CONFIRA...



Cenário de um dos mais espetaculares trechos da Bíblia, o Mar Vermelho ainda hoje é fascinante por sua beleza e riqueza em recursos naturais. Segundo o relato bíblico, teria sido neste golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia, que Moisés atravessou com o povo hebreu quando saíam do Egito rumo à Terra Prometida. Deus abriu as águas, formando um corredor seco para que os hebreus atravessassem, fechando-o de novo quando os egípcios os perseguiam.

Há pouco, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram estudos sobre a região na época da Bíblia e consideraram que o fenômeno da abertura das águas pode mesmo ter acontecido.

Entretanto, muitas dúvidas pairam sobre o assunto, mas não exatamente sobre a intervenção divina. “Traduções podem ter sido feitas de forma errada. Muitos estudiosos afirmam que o que foi traduzido como Mar Vermelho na Bíblia pode se referir a Mar dos Juncos”, diz o arqueólogo Rodrigo Silva, fundador do Museu Arqueológico Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (SP). Mar dos Juncos não se refere a uma massa aquática, exatamente, mas a uma região nas suas proximidades. Do mesmo modo, o Mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico, hoje ligado ao Mediterrâneo pelo Canal de Suez, mas o nome também designa a região à sua volta.

Em todo caso, a abertura das águas está descrita na Bíblia, deixando bem claro que uma parte seca do leito apareceu e deixou os hebreus passarem, sob a força de um forte vento. Mesmo que alguns cientistas discutam se foi mesmo um milagre ou um fenômeno da natureza sem interferência sobrenatural, eles poderiam responder o porquê de os hebreus estarem exatamente no ponto em que a água se abriria, no exato momento em que eles mais precisaram?

Hoje, o Mar Vermelho é amplamente visitado por seu inesgotável potencial turístico e sua abundante beleza natural, sendo um dos lugares mais procurados no mundo por mergulhadores por seus vastíssimos corais, sua riquíssima fauna aquática e diversos naufrágios. Com 438 mil metros quadrados, sua profundidade média é de 480 metros, e sua profundidade máxima é de mais de 2,2 mil metros. Banha vários países: Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão.


Turismo
Entre os diversos balneários na orla do Mar Vermelho, com uma infraestrutura invejável, está Eilat  uma cidade do extremo sul de Israel, adjacente ao município egípcio de Tabah.

Milhões de turistas do mundo inteiro visitam anualmente a cidade, que, além de sua beleza natural e clima quente o ano inteiro (na alta temporada, de maio a agosto, os termômetros apontam mais de 40ºC), proporciona inúmeras atrações, como o Festival Internacional de Jazz do Mar Vermelho (em outubro), com shows de grandes jazzistas de vários lugares do mundo.

O Observatório Submarino de Eilat é apontado como passeio obrigatório, pois o Mar Vermelho é bastante conhecido por sua biodiversidade. Localizado ao sul da Praia de Corais, o complexo abriga aquários, tanques com tubarões, tartarugas, peixes, arraias, simuladores interativos e museus.

Para quem gosta de golfinhos, há na Estação de Pesquisa de Biologia Marinha passeios que permitem mergulhar com esses dóceis animais. Para a inesquecível experiência, é necessário desembolsar cerca de 100 dólares.

E não é só o mar que possui biodiversidade. Quem olhar para cima encontrará bandos de aves migratórias, pois a região está na principal rota para os pássaros que voam da África à Europa.

Para conhecer melhor a fauna da região, recomenda-se a Reserva Natural Hai-Bar Yotvata, criada em 1960 para preservar animais ameaçados de extinção, incluindo espécimes locais citados na Bíblia. Além de um Centro de Estudos e Pesquisas, a reserva conta com uma vasta área aberta, onde os animais são preparados para reintrodução à natureza, no caso daqueles recuperados do contrabando ou nascidos em cativeiro.

A Cidade dos Reis é um parque temático bíblico inaugurado em 2005. Recebe cerca de 4,5 mil visitantes diariamente. Com 3,7 metros distribuídos em três níveis, o parque assemelha-se a um palácio real dos tempos da Bíblia e conta com quatro cenários: Jornada ao Passado, que leva a um passeio pela era dos Faraós e suas magníficas construções no Egito Antigo; Gruta das Ilusões e Sabedoria, que alude à sabedoria de Salomão com 70 testes de ilusão de ótica, labirintos e desafios para testar o visitante; Minas do Rei Salomão, uma fascinante viagem subterrânea; e as Cachoeiras do Rei Salomão, passeio de barco que atravessa sete cavernas, cada uma com um capítulo da vida do famoso monarca. A trajetória termina em uma queda d’água que leva até o lago real, ao lado do palácio.


Fonte: Arca Universal /Adora Paraguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.