segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Posso assistir a novela "Salve Jorge"?


Está marcada para hoje a estreia da nova novela das 9 na Rede Globo de Televisão.


Texto base: I Tessalonicenses 5

1 - Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
2 - porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

21 - Examinai tudo. Retende o bem.


"Examinai tudo. Retende o bem." Examinar não significa participar...

 Primeiro responda: de quem é a tv?

Imagino a tensão que deve envolver o lançamento de uma novela para substituir um fenômeno como foi “Avenida Brasil”. Não bastasse isso, eis que surge nas redes sociais uma campanha de boicote ao folhetim. De acordo com os promotores da campanha, o título da novela seria um insulto aos evangélicos, pois implicaria numa invocação a Ogum, entidade venerada por cultos afro-brasileiros, que graças ao sincretismo, é identificada com Jorge da Capadócia, ou simplesmente, São Jorge, santo da devoção católica. Alguns chegam a sugerir que assistir a “Salve Jorge” poderia atrair maldições.

Em se tratando de marketing, creio que Rede Globo deu um tiro no pé. Não dá pra prescindir da audiência de 40 milhões de evangélicos. A Rede Record agradece!

É claro que alguns pastores se aproveitarão para tentar incrementar a frequência dos seus cultos, abalada nas últimas semanas de “Avenida Brasil”. Nada mais eficaz do que usar o medo para coibir que os crentes deem audiência à nova novela.
 Não estou incentivando, defendendo ou induzindo ninguém a ausentar-se do culto para assistir a qualquer que seja a novela, seriado, filme, ou mesmo, algum programa evangélico. O culto ao Senhor é insubstituível. Quem se banqueteia com o Senhor jamais vai trocar o pão que vem do céu por um prato de lentilhas azedas.
Prefiro ficar fora deste tipo de campanha, por entender que qualquer que seja nossa postura, deve ser fruto de uma consciência bem resolvida e não de um boicote idiota, bem ao estilo do promovidos pelos crentes americanos aos produtos da Disney. Isso revela o grau de imaturidade e alienação em que a igreja brasileira se encontra.
Na verdade Cada um dos 16 orixás - as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda - corresponde a um ou mais santos católicos. Esse tipo de associação começou com a proibição dos escravos cultuarem suas "divindades", então obrigados a seguirem o catolicismo começaram a criar essas associações.
Se fosse "glória a Jesus" seria uma saudação: glória "oxalá" já que Jesus no candomblé equivale a oxalá.
Entenda essas ligações Entre os santos e os orixás Clicando aqui
Quem imagina que isso seja um fenômeno recente no cristianismo, deve checar suas fontes. A igreja em Colossos sofreu o assédio deste tipo de fundamentalismo. Paulo, como defensor da liberdade cristã, combateu-o ferozmente. “Tende cuidado”, adverte o apóstolo, “para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. E argumenta: “Se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, como: Não toques, não proves, não manuseies? (estou certo de que se fosse hoje, ele incluiria “não assistas”). Todas essas coisas estão destinadas ao desaparecimento pelo uso, porque são baseadas em preceitos e ensinamentos dos homens. Têm, na verdade, aparência de sabedoria, em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum contra a satisfação da carne” (Cl.2:8,20-23).

Quanto ao título do folhetim, não me causa qualquer mal-estar. Basta conhecer um pouco a história de Jorge da Capadócia para se dar conta de que foi um homem temente a Deus, que morreu por amor ao Evangelho e por posicionar-se contrário à idolatria.

Um povo bem alicerçado na Palavra saberá ver de tudo, retendo somente o que for bom. Somos pastores, não xerifes ou censores. Nosso papel é ensinar e ser exemplos, não policiar e cercear a liberdade daqueles que nos foram confiados.


4 comentários:

  1. Nós não devemos assistir nenhuma novela, seja essa ou quaquer outra.
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

    ResponderExcluir
  2. Evangélico que Se PRezeee.. Ta ocupadoo com a Palavra e Não Assistindoo Noveelaa - #fikaadica

    ResponderExcluir
  3. vcs sao um bando de nojento q nao tem oq fazer no amdomble sao jorge e um protetor do senhor ogum a gente espiritas nao criticamos vcs por q vcs tem q falar sa gente ooo e outra dao jorge e um santo q e cultivado nas igrejas catolicas procurem o lugar de vcs seud crentes q nao tem oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, mesmo você sendo um garoto, já poderia mostrar sinais que teve uma boa educação. Não publico comentários onde tem ofensas, mas, por se tratar de uma injustiça , publiquei este.
      Onde você está vendo no texto algum xingamento, ou algo que inferiorize os espiritas, que no caso do texto se refere a praticantes do camdomblé? Bem abaixo está um termo de politica do blog, onde fala que esse é um Blog protestante e que mostra o pensamento protestante, concorde você ou não. Você não precisa concordar, mas, se quiser expor suas idéias, o faça com educação e respeito, o mesmo que tenho com todos os outros credos.

      Excluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.