segunda-feira, 1 de outubro de 2012

“Mordomo do Papa” acusado de roubar documentos da Igreja no Vaticano começa ser julgado


No sábado (29/09)  aconteceu no Vaticano a primeira sessão do julgamento do ex-mordomo do papa que ficou conhecido como “Vatileaks” , acusado pelo roubo e difusão de centenas de documentos sigilosos e do técnico de informatica Carlos Sciarpelletti que não compareceu na audiência.-Confira, Assista e comente…


O julgamento de Paolo Gabriele foi aberto ao público, mas apenas 8 jornalistas puderam participar da sessão. O uso de celulares, câmeras e gravadores foi proibido. E pouco foi revelado sobre a audiência. Gabriele pode ser condenado a até quatro anos de prisão.
O ex-mordomo se declarou culpado, mas isso não deve influenciar os juízes, já que ele pode estar encobrindo outras pessoas, de acordo com fontes judiciais do Vaticano.
Mesmo assim, o papa, como chefe soberano do estado católico, pode exercer, a qualquer momento, a prerrogativa de perdoar o ex-funcionário. Mas a expectativa é que o julgamento vá até o final.
O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé veio à tona no início do ano. Uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI, pelo núncio nos Estados Unidos, o arcebispo Carlo Maria Viganó.
No documento, o arcebispo denunciava a “corrupção, prevaricação e má gestão” na administração do Vaticano.
Em 19 de maio, foi publicado, ainda, um livro com uma centena de novos documentos secretos que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado. Em 24 de maio, Gabriele foi detido.
A próxima sessão do julgamento do ex-mordomo do Papa está marcada para 2 de outubro.
Assista vídeo/matéria produzido pela euronews e comente…
post inforgospel.com.br – com informação Bandnews – vídeo euronews.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.