sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quem é o anticristo ?

Esse personagem é mencionado principalmente nos livros de Daniel,
2 Tessalonicensese Apocalipse.
Mas quem é o anticristo e o qual o papel dele no fim dos tempos?
Vamos verificar nesta postagem como a Bíblia define o anticristo...
A Bíblia define o anticristo como o filho da perdição e homem do pecado, conforme 2 Tessalonicenses 2:3-4:


"Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado , o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus."


É muito importante mencionar que "filho da perdição" foi também o termo que Jesus usou para se referir a Judas Iscariotes, em João 17:12:

"Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura."
Seria coincidência?

A Bíblia afirma que Judas Iscariotes foi possuído pelo próprio Satanás, conforme Lucas 22:3-4:


"Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze; e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria."
O anticristo também será possuído pelo próprio Satanás. Paulo assim afirma em 2 Tessalonicenses 2:7-10:
  1. Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há ém até que seja posto fora;
  2. e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;
  3. a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,
  4. e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
Portanto, Judas Iscariotes e o anticristo são os únicos a serem possuídos pelo próprio Satanás, segundo a Bíblia. Em 2 Tessalonicenses 2:3-4 e 7-10 (acima citados), a Bíblia nos mostra uma das características principais do anticristo, que é se opor a tudo que é de Deus, inclusive os cristãos.
Em Daniel 7:8,11,21 e 25-26, estão também mais características do anticristo. O anticristo é descrito por Daniel como o "pequeno chifre":
8. Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas. 
11. Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo. 
21. Enquanto eu olhava, eis que o mesmo chifre fazia guerra contra os santos, e prevalecia contra eles, 
25. Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. 
26. Mas o tribunal se assentará em juízo, e lhe tirará o domínio, para o destruir e para o desfazer até o fim.

O espírito do anticristo

Existe um detalhe muito importante que necessitamos comentar nesse estudo. Para que o anticristo chegue ao cenário mundial com êxito, é necessária uma preparação psicológica da população mundial para que ele seja totalmente aceito assim que chegar. Assim como existe hoje a difusão na mídia de que a marca da besta seria algo bom, prático e atrativo, o mesmo ocorre de forma subliminar para que o anticristo seja aceito assim que for eleito líder mundial.
Por isso, tal como João descreveu em 1 João 4:2-4, o espírito do anticristo já opera hoje realizando exatamente esse trabalho, cujo objetivo é desacreditar a divindade de Jesus Cristo. Alguns exemplos:
  • Equipes que alegam ter encontrado o suposto túmulo com os ossos de Jesus
  • A descoberta do "Evangelho" de Judas
  • Sacerdotes da própria igreja negando o holocausto judeu da Segunda Guerra Mundial
O termo anticristo significa em oposição a Cristo, ou em oposição ao Ungido. De agora em diante, será cada vez mais frequente esse tipo de reportagem. É a intensidade da operação do espírito do anticristo aumentando até culminar na chegada do anticristo em pessoa.

A nacionalidade do anticristo

A nacionalidade do anticristo tem sido uma das maiores questões hoje. Existem apenas suposições e pistas. Vamos a elas. Apocalipse 13:1 diz:
“E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.”
Isso se refere ao mar de pessoas que vivem em volta do mar Mediterrâneo. Daqui se tira que será um gentio, não um judeu. Daniel 8:8-9 diz o seguinte:
“E o bode se engrandeceu sobremaneira; mas, estando na sua maior força, aquele grande chifre foi quebrado; e no seu lugar subiram outros quatro também insignes, para os quatro ventos do céu. E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.”
Em Daniel 8, Daniel tem uma visão sobre o império grego se sobrepondo ao império persa, o que sugere que o anticristo (representado pelo chifre menor) tenha, em parte, descendência grega.
Daniel 9:26 se refere ao anticristo como um príncipe que há de vir, o que quer dizer que terá também linhagem da raça que destruiu Jerusalém. Na história, essa linhagem é o império Romano, o que sugere que o anticristo também terá descendência romana.
“E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.”(Daniel 9:26)
Daniel 11:36-37 diz que o anticristo não fará caso do deuses de seus pais. A expressão “respeito ao Deus de seus pais” sugere que os pais do anticristo seguiam ao Deus Altíssimo. Tal fato sugere que o anticristo também terá linhagem judaica.
Nota: A tradução Almeida Corrigida Fiel é a única que nos dá a pista da descendência judia, pois traduz o versículo para “...respeito ao Deus de seus pais...”. As outras traduções, como a Almeida Revista e Atualizada e a NVI, suprimem essa informação e traduzem o mesmo versículo como “respeito aos deuses de seus pais...”, sugerindo que os pais do anticristo já seguiriam a falsos deuses, em vez do Deus Todo-Poderoso.
“E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.” (Daniel 11:36-37)
Portanto, a Bíblia sugere que o anticristo terá descendência greco-romana-judaica.

O gênio e o poder do anticristo

  1. Gênio intelectual (Daniel 7:20)
  2. Gênio de oratória (Daniel 7:20)
  3. Gênio da política (Daniel 11:21)
  4. Gênio do comércio (Daniel 8:25)
  5. Gênio militar (Daniel 8:24)
  6. Gênio em administração (Apocalipse 13:1-2)
  7. Gênio religioso (2 Tessalonicenses 2:4)

O perfil do anticristo

Vimos anteriormente que o anticristo será possuído por Satanás, ou seja, este é o servo levantado pessoalmente por Satanás, na tentativa de Satanás dominar a humanidade. E infelizmente, o anticristo vai conseguir este feito, durante os sete anos de Tribulação.
O perfil do anticristo está revelado em Daniel 11:36-45:
  1. e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.
  2. E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecerá.
  3. Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrará com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradáveis.
  4. E haver-se-á com os castelos fortes com o auxílio dum deus estranho; aos que o reconhecerem, multiplicará a glória; e os fará reinar sobre muitos, e lhes repartirá a terra por preço.
  5. Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.
  6. Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.
  7. E estenderá a sua mão contra os paises; e a terra do Egito não escapará.
  8. Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.
  9. Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
  10. E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.
Podemos ver nestes versículo, que o anticristo será um líder, alguém de cargo político muito importante, até chegar à liderança mundial. O perfil revelado acima mostra que ele governará o mundo com mão de ferro, impondo sua vontade acima de tudo, obrigando a todos a adorá-lo. Passará por cima de todos que sejam empecilhos em seu caminho.
Porém, ele não chegará à força ao poder. Ele vencerá pela diplomacia. Ele convencerá a todos os líderes mundiais, com sutileza, mostrando uma falsa bondade, mostrando falsos milagres, conforme 2 Tessalonicenses 2:9-10:
"a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos."
Ou seja, o anticristo conseguirá soluções aparentemente impossíveis para problemas políticos complicadíssimos, convencendo assim, a todos os líderes de sua eficácia (que sabemos que vem de Satanás). Se o anticristo consegue tais façanhas, então será alguém de extremo poder de convencimento sobre as pessoas.
A Bíblia mostra em Daniel 9:27 que o anticristo fará um acordo de paz com Israel por sete anos, iniciando a Tribulação:
"E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador."
Através deste versículo e de todos os sinais da 2ª vinda de Cristo que já estão acontecendo, acreditamos que o anticristo entrará em cena num futuro próximo da situação atual de lutas em Israel, que é um problema complicadíssimo entre judeus e árabes. Hoje a situação está caótica na região.
Com sua persuasão, o anticristo conseguirá propor uma paz entre árabes e judeus. Notem que hoje, este tem sido o objetivo de líderes mundiais como Bush. Porém, ninguém atinge este objetivo hoje. Segundo a Bíblia, o anticristo será a pessoa que atingirá este objetivo.Tanto que somente após este objetivo ser atingido, a reconstrução do templo judeu será possível também.

Dez chaves para se detectar a identidade do anticristo

  1. Se levantará em poder no fim dos tempos (Daniel 8:19-23)
  2. Governará o mundo inteiro (Apocalipse 13:7)
  3. Será líder religioso e político ao mesmo tempo, no decorrer da Tribulação (Apocalipse 17:8-9)
  4. É inteligente e persuasivo (Daniel 7:20)
  5. Governará com consentimento internacional (Apocalipse 17:12-13)
  6. Governará com base no engano (Daniel 8:24-25)
  7. Controlará a economia mundial (Apocalipse 13:16-17)
  8. Fará um acordo de paz com Israel de sete anos (Daniel 9:27)
  9. Quebrará o acordo e invadirá Israel (Daniel 9:26-27)
  10. Se auto-proclamará Deus (2 Tessalonicenses 2:4)

O Sistema do Anticristo

O espírito do anticristo já está hoje em oculto preparando os sistemas político, religioso social que antecipa a chegada do anticristo em pessoa. Os cinco elementos desses sistema são:
1. Antissemitismo. Como gentios, fomos enxertados através de Cristo na linhagem santa da nação da aliança de Deus, Israel. O sistema do anticristo tenta criar uma divisão – um ódio sem base – entre o povo judeu e todos os outros que deveriam ficar ao lado deles. Israel não é somente o povo escolhido de Deus, mas também simboliza eternamente uma figura profética do Corpo de Cristo. Você agora entende por que Satanás odeia essa raça e tentou destruí-la ao longo da história? Essa raça é, acima de tudo, um lembrete de sua iminente derrota! O núcleo do espírito de anticristo é um espírito de anti-semitismo.
2. Abuso do dom profético. Exatamente enquanto o Senhor está restaurando o dom profético ao Seu povo nos últimos anos, Satanás levantou um contingente para confundir, alienar e destruir. Em cada região do mundo, o povo se dirige às vozes “proféticas” para se guiarem. A triste verdade é que falsos profetas agora controlam grupos, povos e regiões inteiras que antes haviam aderido à voz de Deus. O espírito de anticristo controlando esses profetas é responsável por liderar o povo para longe da verdade do evangelho. Mas Deus possui um remanescente do povo profético que precisa se levantar contra a voz do anticristo e proclamar a verdade.
3. Opressão às mulheres. Não podemos completar a Grande Comissão sem homens e mulheres trabalhando lado a lado. Assim como escreve a profetiza Cindy Jacobs, “Satanás não pode suportar ter um Éden restaurado e homem e mulher juntos como estavam no Jardim. Isso traria ordem à Igreja” . Com isso, a tática do inimigo de impedir que a Igreja vença a guerra é causar divisão entre os sexos. Enquanto discutimos quais tarefas as mulheres podem ou não podem ter no ministério, o espírito do anticristo torna o Corpo ineficaz em completar a vitória.
4. Dominação étnica. Em qualquer lugar onde um grupo étnico estiver sendo dominado por outro, o espírito do anticristo está operando. Mas a reconciliação racial está acontecendo, aonde Deus estiver trabalhando. Através de Sua bondade, somos todos levados ao arrependimento (veja Rm 2:4), mesmo se existirem pecados antigos de gerações passadas. E arrependimento, que acende o fogo do reavivamento, cria um espírito de oposição direta àquele de opressão e dominação, o qual é energizado por um sistema de anticristo.
5. Perversão sexual. Aponte para qualquer sociedade ao longo da história que permitiu que a imoralidade sexual crescesse de modo desenfreado e você encontrará o sistema do anticristo em operação. O desejo do inimigo é levar o povo à rebelião obstinada, à maldade e à corrupção – todas características da perversão. Ao passo que a perversão se torna o padrão na sociedade americana, devemos entender que essa não é uma questão particular; é uma estrutura demoníaca estabelecida para invadir cada faceta de nossa cultura enquanto ela impede a vontade de Deus de ser feita.

A perseguição os cristãos

Durante a Tribulação, o anticristo perseguirá os cristãos de forma implacável. Está escrito em Apocalipse 13:5-7:
"Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação."
Durante o regime de governo do anticristo, a marca da besta será implantada nos 3 anos e meio finais da Tribulação. Aquele que não optar por receber a marca, será morto imediatamente por decapitação.

A morte e a "falsa ressurreição" do anticristo

Depois de 3 anos e meio, o anticristo será ferido com uma ferida mortal. Porém, a ferida será curada "milagrosamente" pelo próprio diabo, simulando uma "ressurreição" do anticristo, na tentativa de imitar a verdadeira Ressurreição de Cristo. Assim, o anticristo, agora com seu corpo possuído 100% por Satanás, passa a governar os 3 anos e meio restantes da Tribulação. Está em Apocalipse 13:3-4 e 7-8:
3. Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta,
4. e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?
7. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.
8. E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Nos versículos acima encontra-se mais um detalhe importante. Essa será mais uma tentativa de Satanás de imitar a Deus, que ressuscitou Jesus três dias depois de sua morte. Satanás "ressuscitará" (sabemos que Satanás não tem o poder de dar vida) o anticristo incorporando-se nele e curando-o da ferida mortal.
Apesar de não ter poder de criar nada, lembrem-se de que um demônio pode muito bem tirar uma doença que ele mesmo pôs em alguém de modo a enganá-la e também pode transformar a matéria. Em Êxodo 8:1-18, vemos que os demônios imitavam a Deus o quanto puderam transformando a matéria, mas chegou a um ponto que o Poder de Deus se mostrou evidentemente maior, e eles não puderam mais transformar a matéria para produzir o mesmo efeito das pragas que Deus enviara ao Egito:
  • Êxodo 8:18
    "Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos, nos homens e nos animais."
Ou seja, em suas limitações, o diabo curará a ferida mortal do anticristo. Até então, o anticristo fica debilitado por conta da ferida, mas não morre na realidade, mesmo porque (veja mais adiante) o anticristo será atiradovivo no lago de fogo e enxofre, quando finalmente morrerá.
Porém, Satanás é mestre em enganar. A única paternidade na Bíblia associada a Satanás éda mentira. Em outras palavras, Satanás segue enganando a humanidade até o seu último minuto. Este será o ápice do governo do anticristo na terra, agora sendo o próprio Satanás. Por isto, a segunda metade da Tribulação é chamada de Grande Tribulação.
Este ato de Satanás revela seu desespero porque sua derrota final para Jesus Cristo está próxima. Este é o sentido de Apocalipse 12:12:
"Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta."

A captura e a morte do anticristo

Jesus Cristo é quem derrotará a Satanás, ao anticristo e ao falso profeta, em seuAparecimento Glorioso, no final dos sete anos de Tribulação, iniciando o período demil anos de paz (a verdadeira paz) sobre a terra, conforme Apocalipse 19:20:
"E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre."
Note que o anticristo é referido aqui como "besta". Esta é outra denominação do anticristo na Bíblia. É nome que João se refere ao anticristo e ao falso profeta.
O fim do anticristo será ser atirado vivo no lago de chamas. Este também será o fim do falso profeta e de todos aqueles que os seguiram. Será também o fim do diabo, no final dos mil anos de paz iniciados com o governo de Jesus Cristo.

O Contraste entre Cristo e o anticristo

Cristo
anticristo
Vem de cima (Jo 6:38)Ascenderá do abismo (Ap 11:7)
Vem em nome de Deus Pai (Jo 5:43)Vem em seu próprio nome (Jo 5:43)
Humilha a si mesmo (Fp 2:8)Exalta a si mesmo (2 Ts 2:4)
Foi depreciado (Is 53:3, Lc 23:18)Será admirado (Ap 13:3-4)
Será exaltado (Fp 2:9)Será lançado ao inferno (Is 14:14-15, Ap 19:20)
Veio para fazer a vontade do Pai (Jo 6:38)Virá para fazer sua própria vontade (Dn 11:36)
Veio para salvar (Lc 19:10)Virá para destruir (Dn 8:24)
O bom pastor (Jo 10:1-5)O pastor inútil (Zc 11:16-17)
A videira verdadeira (Jo 15:1)A videira da terra (Ap 14:18)
A verdade (Jo 14:6)A mentira (2 Ts 2:11)
O santo (Mc 1:24)O iníquo (2 Ts 2:8)
O varão de dores (Is 53:3)O homem da maldade (2 Ts 2:3)
O Filho de Deus (Lc 1:35)O filho da perdição (2 Ts 2:3)
O mistério da piedade manifestado pela carne (1 Tm 3:16)O mistério da maldade, Satanás manifestado em carne (2 Ts 2:7)

O falso profeta

A aparição do falso profeta é prevista por João em Apocalipse 16:1319:20 e 20:10:
  • Apocalipse 16:13
    "E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs."
  • Apocalipse 19:20
    "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre."
  • Apocalipse 20:10
    "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."
O falso profeta será o admirador número um do anticristo. Ele será o "marqueteiro" do anticristo, promovendo ao mundo que o anticristo seria o verdadeiro Messias, engrandecendo seus falsos milagres e prodígios. Apenas como exemplo, Hitler também teve seu adimirador número 1, que era Joseph Goebbels, que publicava os atos de Hitler como se fossem grandiosos, promovendo-os.
Um dado muito importante que João escreve em Apocalipse é que o falso profeta imitará Nabucodonosor (ver Daniel 2), construindo uma estátua do anticristo e obrigando a todos a adorar esta estátua, conforme Apocalipse 13:14-15:
"E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta."
O falso profeta também será o idealizador e ministrador da marca da besta, conformeApocalipse 13:16-18:
"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."
Com isto, Satanás tenta imitar ao Deus Triuno ao máximo, produzindo uma espécie de "trindade satânica", composta por:
  • Satanás, no papel de "pai"
  • o anticristo, no papel de "filho"
  • o falso profeta, no papel de "ajudador"
Porém, o destino final destes três será o lago de fogo e enxofre, conforme Apocalipse 20:10:
"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."

As duas testemunhas

As duas testemunhas são descritas com detalhes em Apocalipse 11:3-6:
"E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem."
Estes dois profetas sobrenaturais entrarão em cena nos primeiros 1260 dias (3 anos e meio iniciais) do período de Tribulação.
Eles serão muito poderosos, fazendo com que não chova em Israel por 1260 dias. Também terão o poder de transforar água em sangue. Por esta razão, existem hipóteses de que eles serão Moisés e Elias, pois ambos já realizaram estes milagres descritos emApocalipse 11:6.
Eles colherão MUITAS almas, assim como as 144 mil testemunhas judaicas emApocalipse 7. Isto despertará a ira do anticristo, que tentará matá-los de qualquer maneira. Porém, todos aqueles que se atreverem a matar as duas testemunhas durante os 1260 dias, serão queimados vivos por elas.
Apenas ao final dos 1260 dias, o anticristo pessoalmente conseguirá matar as duas testemunhas. Os corpos delas ficarão expostos durante três dias e meio. O povo que ama ao anticristo se alegrará com este acontecimento. Isto está em Apocalipse 11:7-10:
"E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra."
Mas depois disto, Deus as ressuscitará e as fará ascender aos céus. E logo em seguida, um violento terremoto acontecerá em Israel. Muitos, aterrorizados com estes milagres, se rendem e se convertem a Deus. Está em Apocalipse 11:11-13:
"E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu."

As 144 mil testemunhas judaicas

João relata o aparecimento destas 144 mil testemunhas judaicas em Apocalipse 7:1-8:
  1. E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
  2. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
  3. Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
  4. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
  5. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
  6. Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;
  7. Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
  8. Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
Estas testemunhas são servos de Deus levantados no final do primeiro quarto do período de Tribulação. Todas elas são originárias das tribos de Israel, conforme os versículos de 5 a 8.
Deus levanta estes 144 mil servos para terminar de cumprir o que está escrito emMateus 24:14:
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."
É importante enfatizar que as testemunhas são levantadas durante o período de Tribulação. Ou seja, são novos crentes, convertidos depois do arrebatamento. Estas testemunhas atingirão a todas as nações, conforme descreve Apocalipse 7:9:
"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos."
Elas conseguirão colher uma multidão enorme de almas durante a Tribulação, o que é um fato fabuloso, porque confirma que Deus, mesmo após o arrebatamento, ainda não desiste da humanidade. O Senhor não tem prazer na morte de ninguém:
  • Ezequiel 33:11
    "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"
É da vontade do Senhor que todos os homens se salvem. Está em 1 Timóteo 2:3-4:
"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."
Mas Deus não pode forçar a ninguém a aceitá-Lo. É muito importante lembrar que Deus deu livre arbítrio ao homem e que aceitar a salvação por meio de Jesus Cristo é uma decisão individual. Deus respeita a opção do homem.
As 144 mil testemunhas receberão um "selo" na testa, algo visível (Apocalipse 7:3) da parte de Deus, que os protegerá de maneira sobrenatural durante todo o período de Tribulação. Por causa delas e das duas testemunhas sobrenaturais que aparecem emApocalipse 11:3-6, muitas almas aceitarão a Jesus Cristo como Senhor e Salvador durante a Tribulação, compondo a multidão que ninguém podia contar" (Apocalipse 7:9).

Fonte; Rocha Ferida

2 comentários:

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.