sábado, 16 de novembro de 2013

Grupo que mais mata cristãos na África o Boko Haram é incluído na lista negra dos EUA -Confira

O grupo radical islâmico Boko Haram e seu dissidente é considerado pela Organização de Direitos Humanos o mais violento dos últimos tempos e atribuem deste a sua criação a responsabilidade por mais de 3 mil mortes na Nigéria, na sua maioria cristãos.-Confira e comente…
O Departamento de Estado americano incluiu nesta quarta-feira o grupo nigeriano Boko Haram e um de seus braços, conhecido como Ansaru, na lista negra de organizações terroristas. As entidades radicais islâmicas reivindicaram ataques no país africano que deixaram centenas de mortos nos últimos anos.
A decisão foi tomada por Washington após meses de pressão para agir contra os insurgentes. Em comunicado, o Departamento de Estado afirmou que as designações “são uma ferramenta no que deve ser uma abordagem abrangente do governo nigeriano para combater esses grupos e ajudar a erradicar o extremismo violento”.
atentado-a-igreja-reivindicado-por-boko-haramO Boko Haram, cujo nome quer dizer “a educação islâmica não é pecado”, deseja estabelecer um Estado com princípios muçulmanos no norte da Nigéria e ataca principalmente em Estado onde há divisão entre islâmicos e cristãos.
Desde 2009, o grupo insurgente provocou dezenas de atentados nos últimos anos e é motivo de preocupação internacional por seu potencial para se espalhar por outros países africanos. Os Estados Unidos também o acusa de envolvimento com a Al Qaeda no Magreb Islâmico, que atua no norte do continente.
Já o Ansaru é uma facção dissidente que, desde o início do ano, sequestrou e matou sete estrangeiros que trabalhavam na construção ansaru-grupo-radical-braço-boko-haramcivil. As organizações de direitos humanos estimam que as duas organizações foram responsáveis por mais de 3.000 mortes na Nigéria.
Assista um documentário produzido pela Portas Abertas com pastores nigerianos que relatam momentos de violentas perseguição pelos grupos radicais islâmicos na Nigéria. -ORE e comente…
Fonte: inforgospel.com.br – com informação AFP – via Folha/mundo – 13/11/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.