domingo, 22 de setembro de 2013

Em Especial aos Ministros de Louvor e Cantores: O que Fazer Quando Errar a Música?

Jeremias 48:10 diz o seguinte, “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”.
Quando se vai fazer algo na casa do senhor deve-se ter reverência, disciplina e temor a Deus e a sua palavra, portanto, se Deus lhe deu o dom de louvar, exerça-o com amor: ensaiando bastante, orando, jejuando, lendo a sua palavra. Mas, se de repente como num piscar de olhos você esquece a letra? Ou erra a entrada da música? O que fazer? Confira...
1º Mantenha a calma -Ficar nervoso numa hora dessas só vai piorar. Não se esqueça! Ore a Deus no mesmo instante e continue normalmente, não precisa ficar se justificando isso acontece com todo mundo.

2º Vale um improviso - Se for o caso de esquecer a letra, tente substituir por uma frase parecida o que se encaixe no contexto da música, se for o caso de branco geral na mente, ministra até entrar o refrão. Também pode repetir uma frase ou estrofe já cantada.

3º Pare e escute a melodia - Quando você erra apenas a entrada da música é mais fácil, é só parar um pouco e ouvir a melodia e entrar no momento oportuno.

4º Voltar ou não a Música? - Essa é uma dúvida cruel, mas, vale lembrar que de forma geral, só se deve voltar uma música quando o erro é no inicio, se você já cantou a metade,não adianta querer voltar a música inteira.

5º Tente não rir - Numa hora dessas se você começa a rir, pode perder o controle da situação e perder a credibilidade, por mais engraçada que seja a situação. Lembre você está sendo a referência no momento, se você começa a rir, todos iram acompanhar.

6º Não fique triste ou envergonhado - Você não é o primeiro e nem será o último, tenha em mente que seu louvor é para deus e ele receberá o seu louvor sincero e compreenderá seu erro, afinal somos humanos, nossa mente e nossa memória nos trai.

Deuteronômio10:21 - Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.

Se serve de consolo... O  Davi Sacer esqueceu a letra de sua própria música e ele mesmo brincou com a situação e postou em seu perfil em uma rede social o vídeo com seu "erro".
Confira:
Me dá Teus conselhos, Eu não quero errar outra vez ,ESQUECI ESSA FRASE (era para cantar "Não quero deter-me"), No caminho que só mal me fez...

Outro exemplo, é o da cantora Cristina Mel, que na gravação de seu DVD, errou a entrada da segunda estrofe, e seguiu a música numa boa, e a deixou com esse "erro" no próprio DVD. Confira...


Temos um famoso erro de uma cantora secular, a Vanusa, cantando o Hino Nacional, impossível não rir, do momento "vergonha alheia". 


Por Oseías Campos para o Blog Panorama Cristão

Um comentário:

  1. Meu amigo...amei as dicas, principalmente as de ter mais compromisso em oração, ensaios, jejuns e etc.
    Me atendo à Vanuza, eu teria parado e sentado, já que ela parece não ter muita intimidade com o Hino Nacional Brasileiro ou não ter ensaiado como devia!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.