terça-feira, 9 de julho de 2013

Levando as crianças a Cristo

Deixai vir a mim as criancas, porque dos tais é o reino dos céus.Mt 19.14                                                        
Qual o devido valor e atenção que você como pai, mãe, líderes de ministério de criança, professores e líderes de Igreja  tem oferecido e investido nas crianças de hoje? A criança é sempre desprezada no meio em que ela está inserida, independente do tempo ou época. Podemos observar esse desprezo registrado na Bíblia. Em Mateus 19.13 os discípulos repreenderam a ação de quem estava levando as crianças até Jesus. Mas Jesus responde para eles: Deixai os pequeninos e não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus (Mt 19.14 ).


Quando Jesus esteve aqui na terra para cumprir sua missão, sempre tratou todos com carinho e amor, principalmente as crianças. Mas parece que os discípulos não entendiam isso muito bem. Por que Jesus quis relacionar novamente a criança com o reino dos céus? Jesus quis mostrar não só para os discípulos mas também as outras pessoas que estavam presentes naquele momento,  a importância da valorização da criança. Jesus então, as coloca numa posição privilegiada e enfatiza aos discípulos exortando-os a dedicarem a elas uma especial atenção.

Os israelitas tinham a obrigação de educar seus filhos desde pequeno, vemos isso em Dt 6. Deus os exortou a ensinarem seus filhos e o filho de teu filho todos os dias da tua vida a temer ao Senhor, a guardar os estatutos (leis cerimoniais) e os mandamentos (toda à totalidade e à essência da Lei). Eles tinham que ensinar seus filhos sobre os mandamentos e estatutos divinos, e isso tinha que ser feito todos os dias. No levantar, no deitar, no assentar e andando pelo caminho os pais ou os responsáveis tinham que ensinar os seus filhos (Dt 6.7). Eles também preparavam várias cópias das Escrituras em pedaços de pergaminhos e colocavam-nas dentro de uns pequenos receptáculos de couro chamados de filactérios que eram atados na cabeça e em volta do braço esquerdo, na altura do coração (Dt 6.8). O uso desse acessório era importantíssimo na recitação do Shema (hebr. - ´´Ouça Israel´´), a recitação envolve três porções: Nm 15.37-41; Dt 6.4-9 e 11.13-21. Essa recitação expressa a singularidade e unidade de Deus, e isso era feito pela manhã e à noite. Esses mesmos versículos também eram colocados em pequenas caixas chamadas de Mezzuzah. Essas caixas eram fixadas nos umbrais e nas portas das casas. Desde pequenos os filhos eram ensinados pelos pais israelitas a recitarem a Lei e a conhecer a Deus como o único Deus de Israel, até os dias de hoje este costume perdura em Israel.

No presente século nossos filhos vivem sob os ataques do inimigo. Nas escolas recebem um tipo de educação totalmente influenciada pelo materialismo e ateísmo. Uma educação pragmatizada em que os conteúdos são fundamentados em uma filosofia evolucionista. Os valores morais estão sendo mudados e deturpados por uma sociedade que se encontra no pecado e se recusa a aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Nossas crianças estão cada vez mais ´´sozinhas´´ sendo educadas pelas babás eletrônicas, a televisão e a internet ou mesmo por pessoas estranhas, porque os pais tem que trabalhar. Nas Igrejas evangélicas, não são todas, as crianças são colocadas em último plano. Não se vê projetos em grande escala para abençoar as vidas de nossas crianças, para resgatá-las deste mundo perdido. O evangelho também precisa ser pregado para elas. Nossas crianças também precisam de aceitar a Jesus. Não consigo entender muito o por quê, quando se programam ou realizam culto, congresso ou confraternização de criança, e para os mesmos não se fazem o convite maravilhoso de aceitar a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida? Eu sempre enfatizo em minhas ministrações, filho de crente não é crentinho. Criança salva, não é criança criada na Igreja. Evangelize o seu filho, ganhe ele para Jesus hoje que amanhã ele será um grande homem de Deus.

A educação cristã também é importantíssima para os pequeninos. A Bíblia frisa muito bem sobre a questão de educar os filhos na presença do Senhor (Pv 22.6; Dt 6.1-9; 11.18-21; Ef 6.4). Temos que ter a consciência que os anos da infância de nossos filhos não voltam mais, por isso nós como pais temos que aproveitar todas as oportunidades desta vida para ensinar nossos filhos através da Palavra de Deus.

O excesso de ocupação dos pais no trabalho tem gerado muitas crianças dependentes, rebeldes, egoístas, individualistas, incrédulas, ociosas etc. E a maioria dos pais esperam que a escola secular ou mesmo a Igreja tenham responsabilidades de educar e formar o carater de seus filhos.

Queridos! A mensagem é o seguinte, o diabo não está brincando de ser diabo. Enquanto você, pai ou mãe, ficam ociosos entregando de bandeja e de graça sem nenhum esforço os seus pequeninos nas mãos de satanás, lá no futuro vocês verão o resultado em prantos e choros. É melhor você perder uma, duas ou quantas horas forem necessárias estudando e ensinando a Bíblia com o teu filho, orando com ele e levando-o para EBD do que lá no fututo perder horas tentando tirá-lo da prisão ou estar acordado de madrugada aguardando aflito teu filho voltar do baile ou coisa semelhante. Estou sendo dura? Não! É a realidade que nos cerca  a cada dia.

Líderes e pastores, acordem! A criança não é o futuro de amanhã, é o futuro de hoje e de agora. Investem na educação cristã das crianças de suas Igrejas e ajudem aos pais nesta caminhada sempre orientando-os através da Palavra de Deus. Deixa as crianças se aproximarem de Jesus, levando-as a conhecerem melhor nosso Salvador. Capacite professores e líderes de crianças e adolescentes. Criança na EBD é para aprender a Palavra de Deus e não somente ficar desenhando ou  brincando com massinha de modelar. Transmitam a Palavra de Deus aos pequeninos e aos adolescentes de uma maneira que eles possam entender e sentir o Espírito Santo fluir em suas vidas. Eles também são criaturas e pecadores e precisam mais do ninguém de Jesus para restaurar sua vidas. Despreze o ensino da Palavra de Deus aos pequeninos que você estará sentenciando o futuro delas. Que Deus ajude todos que abraçam esta causa, de levar o evangelho de Jesus Cristo para as crianças.
Fonte:Blog Mulheres Cristãs

Um comentário:

  1. A paz do Senhor amado. Parabéns pelo presente texto. Não precisamos falar mais nada, pois já está tudo resumidamente abordado aqui. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.