domingo, 7 de abril de 2013

Foi tentação ou castigo?

Quando falamos em tentação logo pensamos em algo extremamente belo e proibido, no entanto, a tentação é algo particular e pessoal, ou seja, o que é tentação para uns não é para outros. Segundo o Wikipédia Tentação é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido. 
Num contexto cristão, a tentação é o estímulo a um pecado ou a uma ação imoral, de tal forma que o pedido de "proteção contra as tentações" chega a constituir elemento central da oração do Pai Nosso. Sob a ótica cristã, a essência do pecado e de todas as tentações é o afastamento de Deus.  Confira e deixe seu comentário abaixo.

Sabemos que a mídia e a sociedade de forma geral nos estimula ao erro e de forma  direta ou indireta nos estimula a provar de tudo, afinal  o que se diz por aí é que "quem não arrisca, não petisca"  ou nos induz a pensar que " tudo que é proibido é mais gostoso". 
O homem se inspira na frase "quem não arrisca, não petisca", e em função dela, tenta de tudo, arriscando-se até, moral e espiritualmente, para "petiscar" algo que não tem consistência nem responde pelos verdadeiros valores da vida;
Arrisca para ganhar uns trocados. 
Arrisca para ganhar uns carinhos. 
Arrisca para ganhar uns quilinhos a mais.
 E quando menos espera, a polícia está à porta.
O ato sexual indevido é descoberto.
O colesterol o manda para a UTI. 
O que a Bíblia nos recomenda em 1 Tessalonicenses 5:21 é "Examinai tudo. Retende o bem". Examinar, não é "petiscar".
Estamos expostos a tentações através dos olhos (Davi olhando Bate-Seba), do estômago (Esaú vendo o guisado de Jacó), ou à mente (Acabe examinando as vinhas de Nabote) porém tudo isso, nada mais é do que um desejo que poderá satisfazer momentânea e rapidamente, deixando depois um gosto amargo na boca, e o que é pior, trazendo conseqüências funestas para todo o sempre. Não foi assim, com Davi, com Esaú, com Acabe? 
Dependendo do contexto temos muitos exemplos de tentações: De comprar o que não precisamos, falar o que não no convém, aceitar dinheiro de forma indevida... enfim são muitas as tentações. Mas hoje quero focar o meu texto numa tentação bem presente em nossas vidas que é o desejo sexual.
Quando ouvimos alguém falar que caiu na tentação do desejo "carnal" já imaginamos que foi algo realmente incontrolável. Uma mulher muito bonita (na foto a atriz Megan Fox, considerado o rosto jovem, mais belo de Hollywood), atraente e sedutora, com certeza é uma tentação para os homens (ou algumas mulheres), solteiros ou casados, se não forem prudentes se sentirão atraídos por uma mulher assim. Mas, na verdade a realidade é outra, no cotidiano não vemos mulheres como essa da foto desfilando por aí, e mesmo assim muitos caem em pecado com mulheres que esteticamente não representaria essa tentação toda. Quando nos mostram algumas dessas "tentações" pensamos: Não seria esse um castigo? (risos)
Da mesma forma as mulheres ( ou alguns homens) se encontram em seus caminhos um homem com tamanhos atributos de beleza(na foto o ator Brad Pitt, ícone de beleza masculina) e personalidade podem se sentir atraídas pelo sujeito mas na realidade, é isso que acontece? Não. Porque "DEUS NÃO NOS PROVA ALÉM DE NOSSAS FORÇAS", nós é que por não sermos vigilantes acabamos dando "brecha" para o inimigo lançar suas setas.

1 Coríntios 10:
12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.


       De forma semelhante homens e mulheres caem em ciladas com pessoas comuns, que teoricamente não teriam todo esse poder tentador, normalmente, são pessoas próximas: o visinho(a), colega de trabalho... E tudo poderia ser evitado se cada um tivesse um pouco mais de prudência, não demonstrando que gostou tanto do elogio de cunho sedutor, evitando falar de seu cônjuge aos outros, não caindo na armadilha de falar "se eu fosse solteiro..."
"Filho meu, atende à minha sabedoria; inclina o teu ouvido à minha prudência." (Pv. 5.1)
Quando fala-se em "prudência" é como se o sábio estivesse chamando a atenção para o cuidado que devemos ter com as tentações que surgem em nosso viver e, que aceitamos e praticamos. 

Prudência não é sinônimo de covardia ou medo. Prudência é inteligência e perspicácia. É contar até dez, e concluir com segurança que aquilo que surge tão atraente te levará para longe da presença de Deus e trará consequências muitas vezes irreparáveis a sua vida e ao seu relacionamento.
Prudência deve ser atributo permanente do crente que, antes de qualquer atitude precipitada, deve consultar a Deus, verificar se a Bíblia aprova tal comportamento, examinar o passado, imaginar se tal ato honra o seu nome, de sua família, de seus pais, pensar no que Cristo faria se estivesse em seu lugar e finalmente, orar para não dar lugar à tentação, para que o Senhor a livre dela.
Tem um trecho de um hino da harpa cristã que diz:


"Tentado, não cedas, ceder é pecar,
Melhor e mais nobre, será triunfar,
Coragem, ó crente, domina o teu mal.
Deus pode livrar-te de queda fatal."

Escute essa mesma música na voz de Marcos Antônio:



Por Oseías Campos para o Panorama Cristão
Fontes:Missão e vida, wikipédia, Youtube

2 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, uma vida compromissada e um coração rendido fazem toda a diferença em nossa caminhada com Cristo. É isso que nos alimenta e nos fortalece. Só devemos tomar cuidado para não nos engrandecermos de tal forma a nos acharmos santos e puros demais e julgar quem caiu em qualquer pecado que seja pois todos estamos sujeitos a cair tbm, ou Jesus não nos advertiria: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!-1 Coríntios 10:12
    Eu mesma já passei por grandes experiências nas quais meus irmãos também passaram. Eu julguei o irmão por não sentir oq ele sentiu, mas hoje, passando pela mesma experiência, penso melhor nas coisas e digo que sem Deus, somos pó.
    Parabéns pelo post meu irmão...Deus o abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a vigilância tem que nos acompanhar, pois ser fiel é: mesmo sendo tentado, resistir, e se cair buscar forças em Deus para se erguer.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.