quinta-feira, 5 de julho de 2012

“Teologia da Prosperidade”- Evangélicos franceses estão decidindo se afastar desta doutrina


Na França o Conselho Nacional de Evangélicos estão se movimentando para que a linha de pregação que se disseminou na França oriunda dos EUA a “Teologia da Prosperidade” não seja mais pregada nas igrejas evangélicas no país. – Confira e comente…
Ha meio século os americanos evangélicos tem na sua linha de pregação a mensagem de prosperidade, que tem em alguns pregadores a postura de incentivar os fiéis através de pregações eloquentes que quanto mais você doa mais você recebe. Exemplo destas pregações é para a americana televangelista Gloria Copeland(foto) muito enfatizada, quando ela diz que “a matemática evangélica é sem erro: Você dá R$ 10 e recebe 1000. Acrescenta 1.000 dólares e você receberá 100 000 … Em resumo, ele diz que a vontade de Deus é Prosperidade (“Deus quer prosperidade”)”, dando como referência Mc. cap 10vs.30 é um negócio muito bom. Outro televangelista norte-americano Robert Tilton(foto), prega que” o sucesso está disponível aqui e agora … Depende de você para recebê-lo. Se você não tiver sucesso, a culpa é sua e não de Deus.” Estes dois sermões são emblemáticas de “teologia da prosperidade”, que nasceu a 50 anos durante o surgimento dos pentecostais nos Estados Unidos.
Também na França, este apelo, não só se difundiu em algumas igrejas de imigrantes, mas tem se espalhado aqui e ali em sermões da Igrejas francesas.
O Conselho Nacional de Evangélicos, na França, que quer um órgão regulador da doutrina evangélica no país, considere que é necessário distanciar-se oficialmente desta vertente que leva a pregação da “teologia da prosperidade” e fornecer aos membros das denominações referências para que este ensino não seja praticado.
Em maio/12, um estudo de 30 páginas foi elaborado por uma comissão de teólogos, o qual foi aprovado por unanimidade por todas as correntes que representa: pietistas(movimento religioso nascido na Igreja Luterana) ortodoxos, batistas, pentecostais, carismático e os Pentecostais. Todos concordam que a teologia da prosperidade tem um formato “errado” da fé, que “retira” da mensagem do Evangelho a verdade absoluta de certas promessas de bênçãos da Bíblia transformando-as em bênção financeiras e isto, portanto, são perigos reais a pregação do evangelho, pois leva o fiel a acreditar em seus próprios esforços para ser abençoado e não em Deus.
post inforgospel.com.br - com informação La-Croix.com/religion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.