domingo, 11 de maio de 2014

Você acredita em Pré-destinação ou Livre Arbítrio?

Um amigo me fez essa pergunta ontem "Você acredita em Pré-destinação ou Livre Arbítrio?" e por estar em uma sala de aula, não tive tempo para argumentar minha resposta, apenas respondi que acreditava nas duas coisas. Para mim uma resposta que parece óbvia. Mas, vou dividir meu pensamento com os leitores do blog. Preparados? Então abaixe as armas e apenas leia uma opinião diferente, pode discordar, mas, discorde de forma respeitosa.

Primeiro vamos entender a questão, o que é pré-destinação? A doutrina da predestinação

está particularmente associada ao Calvinismo que recebeu este nome por causa de John Calvin (João Calvino), teólogo francês que viveu de 1509 a 1564. Ele defende que a pessoa que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviar Dele. Nesse caso, o cristão escolhido não pode rejeitar sua eleição, pois Deus há de curvá-lo até que ele aceite a Sua graça.Também defende a  “graça irresistível” que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação.

Livre-arbítrio a expressão usada para significar a vontade livre de escolha. No protestantismo essa palavra e doutrina é associada ao  Arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês que viveu de 1560 a 1609. Que defende que a salvação é condicional, é a visão de que um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação. Defende também a “graça resistível” afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado.

Eu porém acredito nas duas teses, pois creio que existe pessoas escolhidas para chamadas específicas que realmente são pré-destinadas como foi o caso de Sansão, embora durante a sua trajetória ele pecou por ter livre-arbítrio e quase morreu sem perdão, mas, se arrependeu a tempo, ou seja, as duas doutrinas estão certas por haver bases Bíblicas para as duas.
Esses dois teólogos defendem vários outros princípios e um dos mais polêmicos é que o Calvinismo defende a “expiação limitada”, e o Arminianismo defende a “expiação ilimitada”. Este, é um dos  pontos mais polêmico. A “expiação limitada” é a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. A “expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte não tem efeito enquanto a pessoa não crê.
             Portanto, neste debate entre Calvinismo e Arminianismo, quem está correto?
Muitos crentes chegam a um tipo de mistura das duas visões, pois acreditam parcialmente em ambas. No final, é nessa visão humana que os dois sistemas falham por tentar explicar o inexplicável. Os seres humanos são incapazes de compreender totalmente um conceito como este. Sim, Deus é absolutamente soberano e de tudo sabe. Sim, os seres humanos são chamados a fazer uma decisão genuína a colocar sua fé em Cristo para a salvação. Estes dois fatos parecem contraditórios para nós, mas na mente de Deus, fazem completo sentido.


Parafraseando um texto bíblico:
Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois, quando alguém diz: "Eu sou de João Calvino" e outro: "Eu sou de Jacobus Arminius", não estão sendo mundanos?  Afinal de contas, quem é Jacobus Arminius? Quem é João Calvino? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Calvino plantou,  Arminius regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9
Por Oseías Campos para Blog Panorama Cristão
Fonte: http://www.gotquestions.org e a Bíblia


Um comentário:

  1. Meu amigo, se você estivesse na minha frente, o apelidaria por tamanho tato com que tratou o assunto. Creio da mesma forma e fico feliz em saber que mais pessoas tbm crêem assim.
    Essa semana estou fazendo um trabalho de soteriologia com este tema, e sua postagem me será d grande ajudapara ccomplementar.
    Apenas acrescento que Deus nos predestinou segundo sua presciência....veja: 1 Pedro: 1. 2. eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
    Logo, Deus nos escolheu desde a fundação do mundo, já vendo nossa própria decisão no futuro, afinal, Ele vive e reina em todos os tempos.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.