Em entrevista para a Carta Capital, o sociólogo Eduardo Guilherme de Moura Paegle comentou o crescimento das igrejas evangélicas
comparando os ministérios neopentecostais com redes fast-food, chegando a usar o termo “McDonaldização” da fé.
Para exemplificar o que seria esse processo de “McDonaldização”, Moura Peagle conta que não importa em que cidade do mundo você está, se entrar em uma Igreja Universal do Reino de Deus vai receber os mesmos cultos e ensinamentos.
“É como pedir um lanche Big Mac”, disse ele que é doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele nota que não apenas a parte dos cultos como também a estrutura administrativa da IURD é exatamente a mesma, com poucas variações.
Quem recentemente comparou a IURD com o Mc Donalds foi o bispo Guaracy, citando o crescimento do ministério que faz parte, ele comparou a quantidade de igrejas que a Igreja Universal possui ao redor do mundo com a quantidade de restaurantes do Mc Donalds.
“O Mc Donald está em 125 países, a Igreja Universal está em 190. Ou seja, a gente chegou aonde o Mc Donalds não chegou”, disse ele durante um programa da IURD TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.