terça-feira, 24 de junho de 2014

Unção de Ostentação! Pode?

Já faz algum tempo que venho pensando em escrever sobre esse assunto, mas, sempre relutando pois não gosto de expor nomes, visto que esse não é o intuito de meu blog. No entanto percebo que nos últimos anos os louvores estão carregados de desabafos, frases de auto-ajuda e ostentação da fé. Por isso resolvi abordar esse último tema pouco abordado,mas, muito percebido nas igrejas atualmente.

Segundo o  Wikipédia ostentação (do latin
"ostentare" que significa "mostrar") é o ato ou efeito de exibir com vaidade e pompa, bens, direitos ou outra propriedade.Quem adere a esse tipo de comportamento mundano está contrariando os ensinamentos de Cristo que sempre pregou a  humildade e simplicidade.
A Bíblia não condena a riqueza ou acumulo de bens, desde que este não seja o seu foco, lembre-se de: Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas. Mateus 6. 33
             Aliás Deus pode até conceder bens materiais a alguém como forma de abençoar alguém aqui na terra,como fez com vários personagens bíblicos, embora as bênçãos espirituais para Deus tenham mais valor. Porém os bens concedidos a alguém é para uso dele e pessoas que esse possa ajudar, não para mostrar superioridade ou desdenhar daqueles menos favorecidos, pois Deus conhece o esforço e coração de cada um e distribui riquezas segundo lhe apraz. Mas se você acha que essa ostentação fica apenas nos bens materiais, está muito enganado.
Atualmente existe algo que venho observando que é ainda mais grave dentro das igrejas, que é  o desejo de ser venerado pelos outros, e para isso querem exibir algo que não é seu; que é o talento ou a unção que Deus lhe deu. Esse tipo de comportamento gera pessoas extremamente individualistas, que procuram bem-estar próprio acima dos outros, com mania de perseguição, esquecendo as vezes até da própria família. Jesus sempre foi contrário a isto e ensinou que devemos servir uns aos outros. O apostolo Paulo exorta-nos acerca disso quando diz: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3
Se avaliarmos as músicas atuais, muitas reforçam essa cultura de ostentação afirmando que as pessoas que Deus "usa" são invejadas, atacadas, recebem lugar de destaque e todas as outras ficam querendo seu lugar. Não se sabe de onde vem a inspiração para essas músicas, da Bíblia é que não é, pois não vejo a Palavra de Deus exibindo esse "glamour" no servir a Deus, a bíblia fala sobre renúncia, negar a si mesmo...  E negar a si mesmo, implica em abandonar o seu ego, a vaidade humana e para os mais "amostrados", dispensar a fama e aplausos, pois, a honra é de Deus e Ele não divide ela com ninguém.

Escutei recentemente uma música que fala assim: "O que incomoda é a unção,Só falam de você por causa da unção ... Você incomoda quanto canta, Incomoda quando prega,Incomoda quando ora, Incomoda se te alegras, Tem gente incomodado Com esse jeito seu."  O pior é que não está se referindo ao inimigo e sim a pessoas. Nesse mesmo CD tem outra que diz: "Não abra mão do que O Senhor te deu, És joia preciosa, propriedade de Deus, Por onde você passa, algo que chama a atenção". Que mensagem é essa? Edificação? Renúncia? Me parece ostentação Ou será que estou errado?
Tem mais, dessa vez de uma outra cantora: "Deus vai bradar, anunciar em alta voz pra o universo ouvir, Eis que um novo vencedor está chegando aí, E vai impactar o mundo com a sua história". Dessa mesma cantora temos a pérola: "Vão dizer que você nasceu pra vencer, Que já sabiam porque você, Tinha mesmo cara de vencedor... Quando ver você na benção,Vão se arrepender, Vai estar entre a plateia E você no palco, Vai olhar e ver Jesus brilhando em você."  Essa última música além de ter a ostentação como pano de fundo, ainda exalta o sabor da vingança. Por falar em sabor de vingança, o que dizer disso: "Vai lá e pega quem falou da minha vida, Avisa que eu estou de pé E quem contou o fim dos meus dias, avisa que eu estou de pé" A palavra de Deus adverti-nos: Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu
coração quando ele tropeçar. PV 6.17
Achou pouco? Pois teve uma outra cantora que foi ainda mais longe colocou a noticia nos jornais: "O mundo vai saber, vai ver o seu retrato no noticiário, Você será manchete de um anonimato, Deus te fará um vencedor". Que mensagem é essa mesmo?
Seguindo essa linha de pessoas que são anônimas e de repente serão estrelas, temos mais uma: "Do anonimato Deus faz, Um referencial de adorador, E o mundo vai saber, aquilo que o céu já comentou". Até o céu já comentou?
Para encerrar vou postar um trecho de uma música muito famosa e regravada várias vezes: Olha eu aqui o inimigo até pensou que eu já tinha desistido espalhou pra todo mundo que eu  tinha morrido,mas pra vergonha do inferno olha eu aqui.
Mateus 44 - 48 
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Por Oseías Campos para Panorama Cristão

Um comentário:

  1. Excelente meu amigo. Vejo muita gente confundindo honra com glória, fidelidade de Deus com exaltação. O Senhor quer nos honrar, mas não para nossa glória.
    O pior de tudo é a igreja aceitar tudo isso como sendo Palavra de Deus. Falta-lhes conhecimento.
    Não existe mais dar a outra face porque o instinto andâmico fala mais alto.
    Eu sinceramente não gosto deste estilo de musica, gosto das chamadas: estilo adoração...... peraí, não deveriam ser todas "adoração"?
    Tenso!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.