
Em meio às comemorações pela histórica marca de 100 milhões de cópias do livro sagrado impressas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), novas versões e textos de estudo são lançados por editoras nacionais, oferecendo ainda mais ferramentas para quem querconhecer melhor a Palavra de Deus.
E a aposta da vez é em publicações segmentadas. Além das já conhecidas – e populares –versões para mulheres, adolescentes, obreiros e discípulos, agora também há opções para os membros da família, com a chegada da Bíblia da mamãe, lançada pela própria SBB, e da Bíblia da vovó, publicada pela Mundo Cristão. Elas trazem devocionais, histórias para contar, artigos sobre o papel de pais e avós no crescimento espiritual dos filhos e netos e até sugestões para se fazer orações pelo “neto da vez”.
Bíblias de estudo se confirmam como tendência que veio para ficar. Quem puxa a fila no lançamento de novos produtos do tipo é a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Nos últimos meses, foram três lançamentos de impacto. A Bíblia de estudo obreiro aprovado traz orientações doutrinárias e auxílios para realizar cerimônias.
Já a Defesa da fé conta com auxílios e artigos que esclarecem passagens de difícil entendimento, além de biografias de importantes apologistas cristãos e refutações contra distorções do texto bíblico. Por sua vez, a Palavras-chave conta com umverdadeiro dicionário de termos nos originais hebraico, aramaico egrego, que facilitam o entendimento dos escritos sagrados.
Todas são obras que impressionam e oferecem a clara vantagem de condensar em único volume o conhecimento que antes estava disperso em uma série de obras.
Best-seller e Paráfrase
Facilitar a vida de estudiosos e curiosos é também o objetivo deeditoras que investem em outras frentes. A SBB apostou em uma linha que se aproxima da reformada clássica com o lançamento de um autêntico best-seller. A Bíblia de estudo MacArthur chega ao país referendada pela popularidade obtida com a venda de mais de 1 milhão de exemplares em todo mundo e suas 21 mil notas explicativas formuladas ao longo de três décadas por John MacArthur. Por sua vez, a GeoGráfica investe em uma área que ganhou muita importância nos últimos tempos, o discipulado.
Sua Bíblia de estudo do discípulo traz artigos e notas que promovem conhecimento teológico, devoção pessoal e crescimento espiritual. Mais do que uma iniciação dosada pelas 27 principais doutrinascristãs, um manual prático para o início da vida com Deus.
Bastante aguardada também é A mensagem, tradução realizada pelo pastor Eugene H. Peterson, trazida ao país pela Editora Vida. Com o declarado objetivo de fazer da leitura da Bíblia uma experiênciamais dinâmica e surpreendente, o livro é a tradução contemporânea mais badalada da atualidade.
Sua produção consumiu cerca de 40 anos e tem um tom marcado pelo trabalhopastoral do autor. “A mensagem é uma versão idiomática, comtextos que parecerão diferentes de outras versões. Sua proposta éreadquirir a força original com o a expressividade plena nocontexto atual”, explica o professo r e pastor batista Luiz Sayão, responsável pela supervisão da tradução para o português, um processo que consumiu outros cinco anos.
Fonte: Cristianismo Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.