
está particularmente associada ao Calvinismo que recebeu este nome por causa de John Calvin (João Calvino), teólogo francês que viveu de 1509 a 1564. Ele defende que a pessoa que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviar Dele. Nesse caso, o cristão escolhido não pode rejeitar sua eleição, pois Deus há de curvá-lo até que ele aceite a Sua graça.Também defende a “graça irresistível” que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação.

Eu porém acredito nas duas teses, pois creio que existe pessoas escolhidas para chamadas específicas que realmente são pré-destinadas como foi o caso de Sansão, embora durante a sua trajetória ele pecou por ter livre-arbítrio e quase morreu sem perdão, mas, se arrependeu a tempo, ou seja, as duas doutrinas estão certas por haver bases Bíblicas para as duas.
Esses dois teólogos defendem vários outros princípios e um dos mais polêmicos é que o Calvinismo defende a “expiação limitada”, e o Arminianismo defende a “expiação ilimitada”. Este, é um dos pontos mais polêmico. A “expiação limitada” é a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. A “expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte não tem efeito enquanto a pessoa não crê.
Portanto, neste debate entre Calvinismo e Arminianismo, quem está correto?
Muitos crentes chegam a um tipo de mistura das duas visões, pois acreditam parcialmente em ambas. No final, é nessa visão humana que os dois sistemas falham por tentar explicar o inexplicável. Os seres humanos são incapazes de compreender totalmente um conceito como este. Sim, Deus é absolutamente soberano e de tudo sabe. Sim, os seres humanos são chamados a fazer uma decisão genuína a colocar sua fé em Cristo para a salvação. Estes dois fatos parecem contraditórios para nós, mas na mente de Deus, fazem completo sentido.

Parafraseando um texto bíblico:
Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois, quando alguém diz: "Eu sou de João Calvino" e outro: "Eu sou de Jacobus Arminius", não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Jacobus Arminius? Quem é João Calvino? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Calvino plantou, Arminius regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9
Por Oseías Campos para Blog Panorama Cristão
Fonte: http://www.gotquestions.org e a Bíblia
Meu amigo, se você estivesse na minha frente, o apelidaria por tamanho tato com que tratou o assunto. Creio da mesma forma e fico feliz em saber que mais pessoas tbm crêem assim.
ResponderExcluirEssa semana estou fazendo um trabalho de soteriologia com este tema, e sua postagem me será d grande ajudapara ccomplementar.
Apenas acrescento que Deus nos predestinou segundo sua presciência....veja: 1 Pedro: 1. 2. eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Logo, Deus nos escolheu desde a fundação do mundo, já vendo nossa própria decisão no futuro, afinal, Ele vive e reina em todos os tempos.
Um grande abraço!